Santa Tereza tem Carnaval de rua - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza tem Carnaval de rua

 Santa Tereza tem Carnaval de rua com vários blocos desfilando pelo bairro

Santa Tereza é conhecido, inclusive internacionalmente, por ser um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade, com história ligada à música e à cultura em geral. Tem o maior conjunto urbano protegido pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, por preservar em grande parte seus traçados originais, suas ruas estreitas e calçadas, casas, praças e até mesmo o modo de vida dos anos de 1940 e 1950. É como se fosse um interior dentro da capital.

O desfile de blocos pelo bairro sempre foi tradição, mas com o crescimento do carnaval em Belo Horizonte e o aumento de foliões no bairro,  a comunidade de Santa Tereza pede a colaboração dos foliões  para manter as características que tornam o bairro tão especial e agradável de morar e passear.

Dicas para curtir legal a folia em Santê

  • Venha de ônibus, táxi, metrô, uber, bicleta, patins, a pé e evite vir de carro. Não tem onde estacionar, as ruas são estreitas e estarão interditadas. Além do mais, você pode cair em uma blitz da lei seca. E carnaval sem beber uma cervejinha não dá.
  • Use os banheiros químicos que estarão dispostos de forma estratégica. Os bares também disponibilizam seus banheiros, cobrando uma taxa.  Não deixe nosso bairro cheirando a urina nos muros e garagens.
  • Não pise e nem sambe na grama das praças, ajude a conservar nosso patrimônio.
  • Recolha o seu lixo. Vamos ajudar o bloco dos garis a manter nossas ruas limpas.
  • Respeitem o patrimônio material e imaterial de Santa Tereza.
    No mais aproveitem, brinquem, cantem, dancem! E sejam muito bem vindos!

Confira o calendário dos desfiles

10 de fevereiro – SÁBADO

Nada Santa
 Apesar de pequeno, no carnaval de 2017, contagiou os foliões com sua possante e ritmada bateria, dirigida pelo mestre, Lauro, mais conhecido como Juninho. Bloco típico de Santa Tereza, foi criado pela família Silva, Dona Vilma e seus sete filhos, sendo que cinco mulheres, animadas e foliãs como a mãe. A família Silva participava do blocos Inocentes de Santa Tereza, do Unidos de Santa Tereza e da Banda Santa. Não conformados até hoje com o fim da Banda Santa decidiram, em 2017, criar o Bloco Nada Santa, uma referência ao bloco que marcou o carnaval de Santa Tereza. 
Hora: 13h
Local: Ângelo Rabelo com Rua Mármore
Trajeto:  Sai às 14h e segue pela Mármore até o Alto dos Piolhos
Saiba mais sobre o bloco na reportagem do Santa Tereza Tem

Página do Facebook

Bloco do sapo Santê 2018
Não é bem um bloco tradicional, mas um grupo de jovens, moradores de Santa Tereza, que se uniram aos amigos que frequentam o bairro, e decidiram se fantasiar com o mesmo tema. Este ano é o sapo, são 20 sapinhos e sapinhas, que vão saltitar e acompanhar os blocos da cidade. Em Santa Tereza eles se encontram no dia 10. 
Hora: 10:00
Local de saída: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
Página do Facebook

Balai Lama

Pequeno no tamanho, mas grande na alegria e animação,  bloquinho Balai Lama, desde 2009 está nas ruas , colorindo o carnaval, mesmo quando a folia em Belo Horizonte era devagar quase parando. Pela quarta vez o bloquinho sai em Santa Tereza.  concentração é sempre na Praça Tenente José Persilva de onde sai em cortejo ao som do mangue beathits da Nação Zumbi, marchinhas, músicas infantis e até canções da Madonna. O Bloco sai nos dias 10 e  11 de fevereiro.
Hora: Concentração 13h – saída do bloco, 15h
Local: Praça Cel José Persilva
Trajeto: Rua Norita, Tenente de Freitas, Praça Duque de Caxias.
Saiba mais sobre o Bloco na reportagem do Santa Tereza Tem

Carnarock Santê 2018
Bloco com músicas de Rock reúne em dois dias de Carnaval no Bairro Santa Tereza, há quatro anos. A animação fica por conta da  E a animação fica por conta da banda Shapirous.
Endereço: Rua Dores Do Indaiá, 162 – Santa Tereza
Horário: 14h
Página do Facebook

Divina Banda e Tambor Mineiro

Divina Banda
Criando em homenagem à antiga Banda Santa de Santa Tereza e ao músico Marilton Borges, que participa da banda do bloco junto com seu filho Rodrigo Borges, Maurício Tizumba, Tambor Mineiro, Lincoln Cheib, Ian Guedes e a bateria Tereza Beleza. Sai este ano pela primeira ve
Local: Rua Mármore, esquina com Rua Gabro – Santa Tereza

Horário: 10h
Saiba mais sobre a Divina Banda na reportagem do Santa Tereza Tem
Página do Facebook

 

Volta Belchior e bateria Alucinação em 201

Volta Belchior – O bloco do bigode
Estreou em 2017 no carnaval de Santa Tereza. Criado por músicos e moradores do bairro Santa Tereza, que têm em comum ser fãs compositor  Belchior, falecido no ano passado. Os foliões usam grandes bigodes, como o do homenageado Belchior, cujas músicas são tocadas em ritmo de folia.
Local:  Rua Mármore, 170 – Santa Tereza
Horário:Concentração: 12h
Trajeto: Rua Mármore, Praça Duque de Caxias, Rua Dores do Indaiá
Saiba mais sobre o bloco na reportagem do Santa Tereza Tem
Facebook

 

11 de fevereiro – DOMINGO

Bateria do Bloco da Esquina 2017

Bloco da Esquina
O bloco sempre sai em Santa Tereza, local de nascimento do movimento musical Clube da Esquina, com as canções de Lô Borges, Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges, Toninho Horta, Flávio Venturini e outros mais em ritmo de folia.
Local: Concentração na esquina das Ruas Paraisópolis  e Divinópolis, a esquina sagrada.
Horário: de 10h às 15h

Saiba mais sobre o bloco na reportagem do Santa Tereza Tem
Página do Facebook

Bloco dos Valetes 2017 – Foto: Divulgação

 

Bloco dos Valetes
Este ano o bloco presta homenagem ao cantor e compositor Luiz Melodia. O bloquinho desfila pelo quinto ano consecutivo e traz um repertório de marchinhas e canções de amor de diversas gerações: Cazuza e Barão Vermelho com “Exagerado” e “Amor meu Grande Amor”, Zé di Camargo e Luciano com “É o Amor”, Maria Monte com “Amor I love You” e Rita Lee com “Mania de Você” são algumas das canções que vão tocar o coração das #Damas e #Valetes. Para entrar melhor no espírito do Bloco,  vista-se com as cartas do baralho e participe da tradicional brincadeira no clima do jogo de romance e galanteio dos antigos carnavais.
Hora: de 13h às 19h
Local: Rua Mucuri, Floresta
Trajeto do cortejo: Concentração a partir das 14h na Praça Lions, na Rua Mucuri, esquina com Avenida do Contorno, e segue pela Rua Hermilo Alves, Rua Mármore até a Praça Duque de Caxias
Saiba mais sobre o bloco em reportagem do Santa Tereza Tem
Página do Facebook

Dia 12 – SEGUNDA-FEIRA

Bloco dos Pescadores
O bloco dos Pescadores foi criado por moradores do bairro e frequentadores do Bar do Orlando. Até 2016, o Bloco ficava concentrado em frente ao Bar e ali fazia o carnaval. Mas desde, 2017, a Belotur passou a proibir que o Bloco ficasse parado no local e determinou, que após concentração dos foliões, ele deve seguir em cortejo pelo bairro.
É um dos bloquinhos mais tradicionais de Santa Tereza, se prepara para mais um Carnaval em ritmo de nostalgia, ao som de antigas marchinhas. 
Hora: 14h
Local: Bar do Orlando
Saiba mais sobre o Bloco em reportagem do Santa Tereza Tem

 

Bloco Alalaor
Bloquinho pequeno, familiar, sai pela segunda vez. Criado pela família do cirurgião dentista do bairro, Dr Alaor, para homenageá-lo.  No desfile do pré-carnaval, dia 4 de fevereiro,  havia gente de todas as idades e muitos moradores e amigos da família. O trio elétrico animou os foliões.
Hora: Concentração: 14h
Local: Rua Pirolozito com Silvianópolis
Saiba mais sobre o bloco na reportagem do Santa Tereza Tem

Página do Facebook

Que Saudade do Meu Ex
O Bloco sai pela primeira vez no carnaval de Santa Tereza e homenageia o ex-presidente Lula.
Hora: 10h
Local: Praça Ernesto Tassini
Página do Facebook

Balai Lama
Hora: Concentração 13h – saída do bloco, 15h
Local: Praça Cel José Persilva
Saiba mais sobre o bloco na reportagem do Santa Tereza Tem

 Dia 13 – TERÇA-FEIRA

Coco da Gente em 2017

Coco da Gente
Criado em Santa Tereza, pelo mestre de capoeira, Pedro Campolina e seus amigos, sai pela terceira vez no carnaval e em Santa Tereza, seu berço. A  bateria e as passistas com suas saias coloridas e rodadas encantam o público. No dia 3 de fevereiro o bloco fez um cortejo pela Vila Dias
Local Rua Conselheiro Rocha  com Ten. Durval- Santa Teresa
Horário: 11h
Saiba mais sobre o bloco em reportagem do Santa Tereza Tem

Facebook do bloco

 

Quem disse que a Tereza é Santa?
Organizado pelo frequentadores do Bardagabi  sai pela segunda vez no carnaval de Santa Tereza. No repertório Marisa Monte, entre outros sucessos no ritmo da folia. Quem quiser tocar é só levar o instrumento.
Hora: 13:00 – 18:00
Local: Rua Silvianópolis, 197
Pagina do Facebook

Maria Baderna

Bloco Maria Baderna
Vindo de Contagem o bloco sai pela terceira vez em Santa Tereza. Destaque, para além da bateria e dos instrumentos de sopro, os grandes bonecos.
Local de concentração: Rua Ângelo Rabelo com Rua Mármore
Horário: 14h
Trajeto: Ainda a ser definido
Saiba mais sobre o bloco em reportagem do Santa Tereza Tem
Página do Facebook

Carnarock Santê 2018
Bloco com músicas de Rock reúne dois dias de Carnaval no Bairro Santa Tereza, há quatro anos.  E a animação fica por conta da banda Shapirous.
Endereço: Rua Dores Do Indaiá, 162 – Santa Tereza
Horário: 14h
Página do Facebook

Os Inocentes e A Santê
A bateria e integrantes do bloco caricato Os Inocentes, criaram o bloquinho de rua A Santê. Na bateria do A Santê saem, junto com a bateria do Inocentes, as crianças, que participam do projeto social do bloco, realizado em vilas das redondeza.
Hora: Concentração às 14h
Trajeto: Rua Mármore, Tenente Durval e dispersão no Alto dos Piolhos
Local: Rua Grafite com Mármore
Saiba mais sobre o bloco em reportagem do Santa Tereza Tem

Fotos: Eliza Peixoto/ Santa Tereza Tem – exceto Divina Banda e Bloco dos Valetes

 

 

 

Anúncios