Bloco dos Valetes - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco dos Valetes

Bloco dos Valetes anima a folia com o tradicional cortejo à moda antiga

Letícia Assis

Qual o papel do Valete nos jogos de cartas?  No truco não tem lá muito valor e, no buraco, fica ali tranquilo de costas para o rei e “valetando” a dama ao seu lado. Fazendo uma analogia à sua função no baralho, o fiel escudeiro da corte real acaba cumprindo um papel de flertar as damas de todos os naipes. “Valetar” ainda é uma palavra desconhecida pelos dicionários, apesar de em cada pedaço do país há quem conheça o termo, que surgiu como brincadeira no ambiente descontraído de encontros estudantis  e hoje virou bloco cultural no Brasil.

Foi a partir dessa brincadeira, segundo Pedro Penas, um dos organizadores, que surgiu o Bloco dos Valetes, em janeiro de 2009, na Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador, com a ideia de ser um bloco ativo, tanto para a folia do carnaval quanto para questões sociais e políticas. Isto sem deixar de lado o tradicional flerte à moda antiga, onde o respeito e o diálogo vêm antes de qualquer coisa.

Durante a convivência carnavalesca da capital mineira, onde surgiu um movimento para resgatar e valorizar o carnaval de Belo Horizonte, o Bloco dos Valetes partilhou e participou de diversas atividades, tendo uma perspectiva social de combater o racismo, a criminalização da juventude negra, o machismo e a homofobia.

O Bloco foi um dos idealizadores do movimento BH + Amor! , que propunha um debate mais civilizado e de respeito, na cidade e no país, nas eleições de 2014, ano de seu primeiro desfile na capital mineira. Eles também deram o pontapé inicial no movimento “Vai tomar no Cooler”, formado para protestar a iniciativa do ex-prefeito da capital, Márcio Lacerda, de proibir o uso de caixas de isopor e coolers pelos foliões no último carnaval.

Segundo Pedro,  com uma bateria composta por cerca de 50 ritmistas, a bateria da escola de samba do grupo Os Metralhas, de Contagem, mais a escola de samba Paz e Amor, de Esmeraldas, os Valetes prometem agitar os foliões de BH com o resgate das antigas marchinhas de carnaval e composições mais recentes, como Wando, Cazuza, Noel Rosa e Cartola.

Nessa folia, cada naipe possui um estilo. O Valete de Paus é aquele “ciscador”, que sai dando tiro para todos os lados; o de Ouro é aquele comprometido, pois seu coração já tem uma dama; o de Copas já faz o estilo romântico, do tipo que abre a porta do carro, manda flores e está sempre apaixonado; e o de Espadas é o Valete vingador, que não perdoa uma e já chega chegando: na sua ou na minha?!

Atentos às movimentações e desafios para o crescimento do #carnavalbh, os Valetes, segundo os organizadores  fazem a sua parte promovendo campanhas de cidadania e uso saudável do espaço público. Defendemos um carnaval carnaval inclusivo socialmente, democrático, com respeito à comunidade local e ao meio ambiente, sem violência, sem racismo, machismo, homofobia ou qualquer tipo de opressão e preconceito

 

É ou não é um cortejo respeitoso? Aproveitem o Bloco dos Valetes e apoiem sua ideologia: “Respeitando um ao outro, tudo fica mais gostoso!”

No quinto desfile do bloco homenagem a Luis Melodia

Este ano o bloco decidiu homenagear um dos principais artistas da música brasileira, Luis Melodia ator, cantor e compositor de clássicos como “Juventude Transviada”, “Pérola negra”, “Magrelinha”, “Estácio, Holly Estácio” e “Codinome beija-flor”. Luiz Melodia morreu em agosto do ano passado.

Além das músicas de Luis Melodia, o bloco traz um repertório de marchinhas e canções de amor de diversas gerações como, Cazuza e Barão Vermelho com “Exagerado” e “Amor meu Grande Amor”, Zé di Camargo e Luciano com “É o Amor”, Maria Monte com “Amor I love You” e Rita Lee com “Mania de Você” são algumas das canções que vão tocar o coração das Damas e dos Valetes, eles garantem.

O que é “Valetar”
#Valetar ainda é daquelas palavras que o Word grifa de vermelho ao serem digitadas. Não consta também entre as entradas dos dicionários oficiais. No entanto, em cada pedaço do país há quem conheça essa terminologia, que surgiu como brincadeira no ambiente descontraído de encontros nacionais de estudantes e hoje virou bloco cultural pelo Brasil. O Valete é a carta que acompanha a Dama e vice e versa, com muito respeito, sempre!

Quem são as Damas e os Valetes?
♣️ Dama e Valete de #Paus: Ciscador (a), joga galanteios para todos os lados.
♦️ Dama e Valete de #Ouros: Já tem o coração comprometido (a), valeta uma única mulher ou homem.
♥️ Dama e Valete de #Copas: Romântico (a), gosta de Roberto Carlos, abre a porta do carro, manda flores e está sempre apaixonado (a).
♠️ Dama e Valete de #Espadas: Sem rodeios, é objetivo (a) no seu flerte.

HINO DOS VALETES

Ele cisca bate e volta
é valete de ouro, espada, paus e copas (2x)
Me dá um beijo meu bem
faz um chamego por favor
É o valete conquistando o seu amor

SERVIÇO ::
Desfile Bloco dos Valetes
Data: 11 de fevereiro (domingo)
Horário: 14h
Concentração: Praça Lions (Rua Mucuri, esquina com Contorno, Floresta)

Anúncios