Bloco Funk You - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco Funk You

Bloco Funk You desfila na segunda-feira, 12/02, no Funcionários

“Boné na cabeça, camisa no peito! Funk You! Com todo respeito!”. Esse é o grito de guerra do bloco Funk You, promessa de muita alegria e diversão neste Carnaval com sua inusitada mistura de ritmos. Criado por Lucas Moraes, o bloco une funk de favela com bloco de rua e foi a grande revelação da folia em 2017.

Após o estrondoso sucesso no ano passado, eles prometem ainda mais animação nesta edição com uma estrutura maior e melhor, além de shows de pirotecnia na abertura e durante todo o desfile do bloco. A expectativa este ano é de um público de 80 mil foliões.

O bloco nasceu em dezembro de 2016, da vontade de uma turma de amigos em participar ativamente do carnaval de rua de Belo Horizonte, com a proposta de tocar um estilo musical ainda não explorado pelos blocos já existentes na cidade: o Funk Brasileiro. Mesmo com pouco tempo de preparação para a folia de 2017, a turma se empenhou para criar uma batida inovadora, com instrumentos de percussão de samba em ritmo de funk, além de uma identidade visual marcante, composta por camisas e bonés de aba reta estampados.

O trabalho duro funcionou e o Funk You foi uma verdadeira revelação, ganhando muito destaque na mídia por seu repertório e estilo únicos. O sucesso dos ensaios se refletiu na grande estreia, na segunda-feira de Carnaval, quando levou quase 40 mil pessoas para as ruas, surpreendendo a todos com a repercussão rápida e o ritmo contagiante.  O repertório é composto essencialmente de hits dos anos 90 até os dias atuais, de artistas como Claudinho e Buchecha, Furacão 2000, Latino, Anitta, Ludmilla, Dennis DJ, MC Leozinho e MC Kevinho, entre diversos outros.

“O funk – já faz um bom tempo – é o ritmo musical mais tocado no Brasil o ano todo. Durante o Carnaval, é muito comum os blocos tocarem música baiana e samba. Em BH, especificamente, há blocos de quase todos os estilos musicais: jazz, bossa nova, mpb, samba, axé, rock e até sertanejo, mas nenhum homenageava o funk. Esse foi o principal impulsionador da nossa ideia: ser um bloco exclusivo desse ritmo extremamente popular e criar uma batida que nenhum outro havia reproduzido anteriormente. Isso nos faz ser exclusivos, pioneiros e inovadores com nossa bateria que mescla o pancadão do funk com a ginga das escolas de samba e outros ritmos brasileiros”, destaca o criador Lucas Moraes.

Hoje, a bateria do bloco possui 85 integrantes que tocam surdo de marcação, surdo de corte, repique, caixa, tamborim, chocalho, agogô, além dos integrantes da harmonia que incluem cantores, teclado, DJ e baixo. Durante o resto do ano, o Funk You participou dos mais diversos tipos de eventos em Belo Horizonte como formaturas, casamentos, festas públicas, particulares e corporativas. O grupo possui uma bateria-show com 13 integrantes para essas ocasiões.  Para este ano, a agenda promete ser mais extensa incluindo viagens para cidades do interior de Minas e também outros estados.

“Em outubro de 2017 realizamos oficinas de bateria, para que os ritmistas novatos e também os veteranos pudessem aprender e inovar as batidas. Seguindo a proposta de inclusão do Carnaval de Rua de BH, até mesmo quem nunca tocou antes tem espaço no Funk You. A ideia é sempre proporcionar aprendizado, união e engajamento para levar alegria à folia! A nossa bateria, que a cada dia recebe mais espectadores nos ensaios, está maior e muito ansiosa para o próximo desfile”, comenta Laura Lucas, uma das líderes do bloco.
Crédito da foto: Felipe Filp

Confira a playlist com o repertório no Spotify:

https://open.spotify.com/user/22ddltwkkjalojlpumztlkwca/playlist/2zQVUvMyMOnwHOpAdwT2iz

Hino oficial do Bloco Funk You:

Anúncios