Parques, uma opção legal de passeio - Santa Tereza Tem
Logo

Parques, uma opção legal de passeio

Parques, uma opção legal de passeio em Belo Horizonte

Um programa divertido, diferente, relaxante e barato é passear ou fazer piquenique em um dos vários parques existentes na cidade. Confira a lista abaixo. Os parques das Mangabeiras e da Serra do Curral estão temporariamente fechados à visitação devido a cuidados preventivos contra a febre amarela.

 

Parque do Planalto

parque planalto

Parque Planalto – Acervo PBH

O parque tem grande importância regional por abrigar uma das nascentes do córrego Bacuraus, afluente do Rio das Velhas, espaço possui uma área aproximada de 26 mil metros quadrados, dos quais 80% correspondem à área vegetada.

Endereço: Rua São José do Jacuri, 100 – Planalto
Telefone: 31 3277-7337
Horário de Funcionamento: De 3ª à dom. das 8h às 17h30.

Parque Ecológico da Pampulha – Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH)

Jardim-Japones-Belo-Horizonte-Jardim-Japones-BH

Jardim Japonês no Parque Ecológico Foto: acervo PBH

Como opções de lazer, ele oferece recantos para a contemplação com mesas e bancos, quadra, campo de futebol e brinquedos.

É permitida a entrada de bicicletas, mas também podem ser utilizadas as do projeto Bike BH disponíveis nas duas portarias do parque. Na esplanada pode-se praticar esportes e soltar pipas, desde que sejam feitas de papel (plástico é proibido) e sem cerol na linha.

Faça um programa diferente e traga sua cesta de piquenique para aproveitar a sombra das árvores do bosque. Pratique slackline no local destinado para o esporte: o Slackparque, localizado na Colina, atrás do lago. Não amarre fitas em árvores. O Memorial Minas-Japão é um espaço dentro do parque, que vale a pena conhecer.

Funciona das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h.Fique atento ao horário de funcionamento. O parque abre às 8h30 e com o horário de verão fica aberto até às 19h.A entrada ao parque é permitida até uma hora antes do seu fechamento.

Aquário do Rio São Francisco

aquario1

Peixes do Velho Chico-Foto: Eliza Peixoto

O maior aquário de água doce do Brasil está na Fundação Zoo-Botânica.  Possui  3 mil metros quadrados e retrata a fauna da bacia do São Francisco:1.200 peixes de 50 espécies 22 tanques nos dois pavimentos com 1 milhão de litros de água. Espécies como pirambeba, piau-três-pintas, mandi prata, cascudo e surubim. Com capacidade para 450 mil litros de água, representando um “braço” do Velho Chico, com uma cenografia que apresenta tanto a margem quanto o fundo do rio.
Adultos com idade superior ou igual a 60 anos e crianças de 5 a 12 anos pagam meia entrada.
telefones 3277-7363 e 3277-7286 ou pelo e-mail fzbeduc@pbh.gov.br
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha Belo Horizonte/MG

 Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni

parque mazzoni celso santa rosa

Parque Professor Marcos Mazzoni Foto Celso Santa Rosa / PBH

O Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni, conhecido como Parque da Cidade Nova, possui uma área aproximada de 14.100 metros quadrados e foi implantado em 1990, por meio de um movimento da comunidade.

Localizado na região nordeste da cidade, o parque tem predominância de vegetação exótica, ornamental e de árvores frutíferas que cobrem, aproximadamente, 70% de sua área. Possui, também, árvores do Cerrado como ipê, sucupira do cerrado e pimenta-de-macaco. Grande parte desta vegetação é resultado de regeneração natural.

A fauna é composta por aves, como bem-te-vi e rolinha. Como opções de lazer, a área oferece brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica, além de ser recanto para contemplação.

Endereço: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 – Cidade Nova.
Telefone: 31 3277-5621
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 7h30 às 18h.

Parque Juscelino Kubitschek – Parque JK

parque jkFundado em julho de 1990 e implantado em 1995, quando era chamado de Parque do Acaba Mundo, o Parque é mais conhecido como Praça JK, ocupa uma área de aproximadamente 28 mil metros quadrados.

Como opções de lazer, oferece quadra de futebol, equipamentos de ginástica, equipamentos de alongamento para a terceira idade, pista de caminhada, áreas de convivência com bancos e mesas, brinquedos e um espaço para a realização de atividades culturais e esportivas.

Endereço: Avenida Bandeirantes, s/nº – Sion

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

Foto: Celso Santa Rosa. Acervo PBH.

parque_lagoa_do_nado_celso_santa_rosa_acervo_pbh

Parque Lagoa do Nado. Foto: Celso Santa Rosa/PBH

Localizado na região norte de Belo Horizonte, entre os bairros Planalto e Itapuã, o Parque possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e foi implantado em 1994.

Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco.

Além da área verde, o parque oferece infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas,

O parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. É ainda a sede do Grupo Escoteiro GELAN (Grupo Escoteiro Lagoa do Nado). Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello.

Endereço: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapoã
Telefone: 31 3277-7321 / 31 3277-7883.

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 8h às 18h

Foto: Celso Santa Rosa

Parque Ursulina de Andrade Mello

Uma das maiores áreas de vegetação remanescente de Floresta Tropical de Belo Horizonte, o Parque Ursulina de Andrade Mello foi implantado em 1996 e possui aproximadamente 312 mil metros quadrados. O espaço apresenta predominância de Mata Nativa semidecidual estacional, sendo a cobertura contínua, com ocupação de mais de 80% da área.

O parque tem trilha ecológica, lagoa, animais, nascentes, playground, equipamentos de ginástica e recantos para contemplação com mesas e bancos; um importante espaço de práticas educacionais e esportivas.

Endereço: Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo
Telefone: 31 3277-7112.

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 7h às 17h30

Parque Orlando de Carvalho Silveira

parque orlando

Foto: Celso Santa Rosa / PBH

O Parque Orlando de Carvalho Silveira, também conhecido como Morro do Bolo, foi implantado em 1996, por meio do Programa Parque Preservado. Em uma área de aproximadamente 26.900 metros quadrados, possui espécies como ipê, ingá, caviúna entre outras, sendo a maior parte de sua vegetação composta por gramíneas e espécies ornamentais. Sua fauna constitui-se de pardais, gaviões, calangos e gambás.

Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e áreas de convivência com mesas e bancos, além de ser recanto para contemplação.

Endereço: Rua Juruá, 860 – Silveira
Telefone: 31 3277-5746
Horário de Funcionamento: Diariamente das 6h às 18h.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Parque municipal.jpg 1 Quem nunca foi ao Parque Municipal, não conhece Belo Horizonte. Localizado bem no centrão, o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte foi inaugurado em 1897, antes mesmo da inauguração nova capital mineira.

O parque forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. Possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, como: figueiras, jaqueiras, cipreste-calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau-mulato e pau-rei. O espaço também abriga mais de 100 espécies de aves entre bem-te-vis, sabiás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais, como gambás e micos. É um verdadeiro refúgio para a fauna silvestre bem no centro da cidade.

O parque possuía, originalmente, uma área de 600 mil metros quadrados, A partir de 1905, inicia-se o processo de perda de espaços para construções diversas e de sua área original restam 182 mil metros quadrados.

No local funcionam o Teatro Francisco Nunes, Orquidário e a parte dos fundos do Palácio das Artes.

As crianças adoram ir ao parque, especialmente pela área de brinquedos, onde tem carrossel, roda gigante, minhocão, pula-pula e muitos outros, que são pagos. Há também uma área com brinquedos de graça. Para que gosta, tem pista para patins e quadra de tênis, equipamentos e estrutura para ginástica e esportes.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
Telefone: 31 3277. 4161
Foto destaque: Parque Municipal/crédito: Sérgio Lima

 

 

Anúncios