Coral Ars Nova apresenta temporada de concertos natalinos - Santa Tereza Tem
Logo

Coral Ars Nova apresenta temporada de concertos natalinos

Coral Ars Nova apresenta temporada de concertos natalinos, gratuitamente, nos dias 19 e 20 de dezembro (terça e quarta)

Ars Nova-Coral da UFMG apresenta gratuitamente a temporada de concertos natalinos. Banquete de Vozes de Natal está recheado de músicas tradicionais e inovadoras. A mensagem é a mesa posta para compartilhar a união, a alegria do canto em conjunto, o tradicional e o novo. A entrada, para ambos os banquetes, é franca, com direito a surpresa na sobremesa! 

Este é um concerto de Natal com música coral acompanhada por um quinteto de metais, uma orquestra de cordas, harpa, órgão, piano ou “a cappella” e, porque não,que inclui alguns dos grandes “hits natalinos”. O objetivo do Banquete de Vozes do Natalé divulgar clássicos de música erudita compostos para a ocasião, sem esquecer as canções tradicionais, para celebrar as festas de final de ano junto com a cidade. Por isso, as apresentações serão realizadas em dois pontos diferentes da capital mineira, dando maior oportunidade ao público de poder compartilhar conosco esta grande festa anual. Foram escolhidos o Museu Inimá de Paula e a Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Sair de casa, ou deixar de ir ao shopping para fazer compras nesta época do ano é um grande desafio. Então, o Ars Nova, propõe que o público,ao sair de casa ou deixar de fazer compras, assista a algumas obras raramente executadas nesta época do ano, além de outros “hits” do Natal. Assim, gostaríamos de dividir com o público um cardápio de vozes, que vai do moteto da Renascença ibérica, de Francesco Guerrero, a um hino tradicional Shaker do século XIX; da abertura pré-barroca, de Cláudio Monteverdi, a uma canção brasileira do século XX,de Heitor Villa-Lobos; do popular barroco, de George Frederich Händel, ao romantismo francês,de Camille Saint-Saëns. A mensagem é a mesa posta para compartilhar a união, a alegria do canto em conjunto, o tradicional e o novo. A entrada, para ambos os banquetes, é franca.

Foto: Ennio Rodrigues

O Ars Nova, orgulhosamente, intitula-se como Coral da UFMG e se solidariza com a instituição: “Temos a honra de pertencer a uma instituição que tem dado contribuições decisivas para o desenvolvimento da educação superior, da pós-graduação, da ciência, da tecnologia e da cultura que colocaram o Brasil no mapa dos países em desenvolvimento. Todos os membros da sua equipe de maestros, cantores, músicos, técnicos administrativos, estagiários e bolsistas repudiamos os últimos acontecimentos de arbitrariedade, exceção e agressão que envolveram a administração da nossa UFMG e que se refletiram na integridade da universidade pública brasileira, da democracia e do estado de direito. Desejamos que a nossa música feita com emoção, profissionalismo e ética seja um bálsamo para suavizar tempos tão difíceis, para amenizar as incertezas, para trazer mais alegria a todos. São muitas vozes para celebrar um cardápio da partilha, da alegria, da união e da reflexão, com direto a uma surpresa na sobremesa!”

PROGRAMA 

Deus in adjutorium meum          Cláudio Monteverdi (1567-1643)
et Domine ad adiuvandum
das Vesprodella Beata Vergine
Tenor: Júlio Chaves
Técnicos e bolsistas de metais da OSEMUFMG
Técnicos e bolsistas de cordas da OSEMUFMG

Oratório de Noël, opus 12           Camille Saint-Saëns (1835-1921)

  1. Prélude.Abertura instrumental ao estilo de Johann Sebastian Bach
  2. Récitetchoeur. Lucas 2, 9-14
  3. Salmo 39, 2
  4. Air etchoeur. João, 11:27
  5. Duo:Salmo 117, 26-28
  6. Salmo 2, 1
  7. Salmo 109, 3
  8. Isaias 49, 13
  9. Lamentações 2, 19 e Isaías 62, 1
  10. Salmo 95, 8-11-13

Soprano: Natalie Christine
Mezzo soprano: Iolanda Camilo
Alto: Sônia Apcon
Tenor: Hendrigodel Freitas
Barítono: Samuel Goetz
Harpa: Marcelo Penido
Órgão: Robério Molinari
Técnicos e bolsistas de cordas da OSEMUFMG

Duo Seraphim                                Francesco Guerrero (1528-1599)
Presaeppe                                      Heitor Villa Lobos (1887-1959)
Texto: Pe. José de Anchieta (1534-1597)
Mezzo soprano: Iolanda Camilo

The Gift                                            Traditional Shaker Song
Arranjo: Bob Chilcott (1955)
Piano: Robério Molinari

Joy to the World                            George Frederich Handel (1685-1759) e Isaac Watts(1674-1748)
Arranjo: Gordon Langford;
Adaptação: Lincoln Andrade
Técnicos e bolsistas de metais da OSEMUFMG


ARS NOVA – CORAL DA UFMG 
apresenta BANQUETE DE VOZES DO NATAL
Dia 19/12, às 19h30, no Museu Inimá de Paula
Dia 20/12, às 19h30, na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem

Anúncios