Centro de Saúde é reaberto em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Centro de Saúde é reaberto em Santa Tereza

Centro de Saúde é reaberto em Santa Tereza, após reforma de ampliação

O Centro de Saúde Horto teve sua sede reaberta na Rua Anhanguera, em Santa Tereza. A reforma e reabertura do  espaço foram reivindicações da Pastoral de Saúde da Paróquia de Santa Tereza  e da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) a pedido dos moradores do bairro, que estavam com dificuldades de atendimento médico desde o fechamento do Centro de Saúde.

“O Centro de Saúde Horto ficou fechado por cerca de três anos devido às más condições estruturais do local e em maio de 2014 o atendimento foi transferido para o imóvel do bairro Floresta. Em 2017, as obras para a reestruturação do equipamento que estava fechado começaram e tiveram investimentos de R$ 54 mil. O imóvel recebeu nova pintura, troca de piso, intervenções na parte elétrica e hidráulica, telhado, ampliação e adequação de ambientes”, informa a prefeitura.

A entrega à comunidade foi feita pelo prefeito Alexandre Kalil e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, na última terça-feira, 12 de dezembro, aniversário da cidade.

A partir de agora, os moradores da região terão atendimento em dois locais, pois o imóvel onde o Centro de Saúde funcionou durante a reforma continua funcionando como anexo. A unidade atenderá a população dos bairros Horto, Santa Tereza, Colégio Batista e Sagrada Família na à Anhanguera, 224, Santa Tereza, e no Anexo, à Rua Monte Alverne, 151, bairro Floresta.

Lucineia e Abigail, satisfeitas com a reabertura da sede em Santa Tereza

“Foi muito bom o Posto de Saúde ter retornado, porque aonde estava era fora de mão para quem mora em Santa Tereza e no Horto. Não tem ônibus que leva até lá e é longe para ir andando”, comenta Lucineia Cunha Oliveira, moradora da Rua Barão de Saramenha, que na tarde de sexta-feira levou sua amiga, a senhora Abigail de Souza Guimarães, moradora da Avenida Silviano Brandão, ao Posto para fazer troca de curativo. “Fui atendida rápido, parece que já está tudo em pleno funcionamento. Gostei de ver!”, completa dona Abigail.

A gerente Carla Valéria Costa conta que a reabertura tem como novidade a ampliação e melhoria geral da unidade. “O objetivo foi melhorar a estrutura para dar melhor acesso à população, aumentar o vínculo entre usuários e prestadores de serviços de saúde e ofertar serviços com mais qualidade e humanização. Apesar de ter demorado mais tempo que o previsto inicialmente, os resultados são muito positivos. Em dois dias de funcionamento, já observo que a rotina da unidade está fluindo melhor”, avalia.

Cadastro e acesso aos serviços

Carla Valéria, gerente do Centro de Saúde

Carla Valéria conta que com a mudança não houve alteração no cadastro do Centro de Saúde Horto. Portanto, os cidadãos poderão utilizar o mesmo registro anterior para utilizarem os serviços da unidade. Quem ainda não se cadastrou e deseja utilizar o Posto de Saúde, deve solicitar a visita de um agente comunitário em sua residência, para coleta de informações e cadastro dos moradores.

Os centros de saúde formam a rede de atenção básica. São os serviços mais próximos da casa do cidadão e devem ser os primeiros a serem procurados quando as pessoas apresentam algum problema de saúde. “Pacientes agudos são atendidos sem necessidade de marcação, que é o que chamamos de demanda espontânea. Lembrando que em casos de urgência e emergência o correto é procurar uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). Já aqueles que fazem controle de doenças, como hipertensão e diabetes, são atendidos com consulta marcada. Informações são dadas diretamente na recepção, ou pelo telefone: 3246-8521.

Confira quais serviços e equipes disponíveis em cada local:

Unidade Abrangência Serviços
CS Horto – sede

Rua Anhanguera, 224, Santa Tereza

Santa Tereza

Horto

parte do Sagrada Família

Equipes 1, 2 e 3 do PSF (Programa Saúde da Família)

NASF (Núcleo de Apoio ao PSF)

Assistência social

Pediatria

Coleta para exames laboratoriais

Vacinas

Curativos

Ecocardiograma (ECG)

Farmácia

Odontologia

CS Horto – anexo Rua Monte Alverne, 151, Floresta

 

Floresta
Colégio Batista
Equipe 4 do PSF

NASF (Núcleo de Apoio ao PSF)

Clínicos de apoio

Atendimento Psiquiátrico

Atendimento Psicológico

Ginecologia

Farmácia

* PSF: Cada equipe possui 1 médico de família, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Para saber à qual equipe de PSF você pertence, consulte pelo telefone 3246-8521.

* NASF: Equipe volante que atua em todo o território, com profissionais de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição, Educação Física, seguindo encaminhamento médico.

Centro de Saúde Horto

Horário: 8h às 17h
Telefone geral: 3246-8521

UBS Horto – sede – Rua Anhanguera, 224, Santa Tereza, Belo Horizonte
UBS Horto – anexo – Rua Monte Alverne, 151, Floresta, Belo Horizonte

Anúncios