Palácio das Artes é palco da Frente Nacional Contra a Censura - Santa Tereza Tem
Logo

Palácio das Artes é palco da Frente Nacional Contra a Censura

Palácio das Artes é palco  da Frente Nacional Contra a Censura, nesta terça-feira, 21

Nesta terça-feira,  será o lançamento da Frente Nacional Contra a Censura no Palácio das Artes, um movimento que reúne artistas de todas as áreas, intelectuais, jornalistas, entidades de classe da sociedade civil, personalidades, professores, estudantes e cidadãos.

Segundo um dos organizadores do movimento, o produtor cultural, Pedro Martins, a Frente começou ser construída, a partir da investida fundamentalista política e religiosa liderada pelo vereador Jair Gregório e do deputado estadual João Leite há algumas semanas.

“Fomos montando uma reação a isso, depois de acionados pelos pais do artista já falecido Pedro Moraleida, cuja obra foi atacada. Foi um movimento contra a censura que resultou em um primeiro ato, no dia 27 de outubro, que reuniu mais de mil pessoas no Palácio das Artes”, explica ele.

A partir daí, segundo Pedro, “surgiu a ideia da Frente Nacional contra a Censura e Belo Horizonte virou a referência de uma capital contra o cerceamento cultural.  Durante as últimas semana foi feita a Vigília das Artes, um palco permanente, com apresentação de show e performances, durante quase todos os dias”.

Pedro Moraleida

O que vai acontecer na terça- feira será um Ato Nacional de lançamento da Frente Nacional contra a censura com adesão de artistas, não só de Minas, mas do país inteiro, como Chico Buarque, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, entre outros. Várias pessoas, que não poderão estar presentes, gravaram vídeos a favor do Ato. A atriz mineira Débora Falabella em seu vídeo diz que“Juntos vamos dizer não à censura nas artes’. Caetano Veloso também convida “Todos contra a censura”.

No Palácio das Artes, durante o lançamento, que será a partir das 18h, vão estar presentes entre outros, os artistas Flávio Renegado, Maurício Tizumba, Marina Machado, Pedro Morais, Celso Adolfo, Banda Nem Secos, Banda Volta Belchior, Roger Deff, João das Neves, Grupo de Teatro Andante, Gustavo Manguá, Cia de Dança Evandro Passos, Grupo Folclórico Sarandeiro, Adriana Banana, Vitor Santana, grupo As pandeirista, o músico Sílvio Rosa, a atriz Iolene de Stefano, André Grijo, Sarau Vagabundo, Aline Calixto, Leela Grupo Teatral, Thiago Delegado, Rodrigo Borges, Adyr Assunção, Débora Falabela, Manu Dias, Grupo Aruanda, Bloco Então Brilha, mas ainda outras pessoas ligadas à cultura. De acordo com a organização do evento, estarão também presentes, os secretários municipal e estadual de Cultura, Juca Ferreira e Ângelo Oswaldo.

Durante o dia haverá performances, apresentação musical, dança, teatral, enfim a arte em todas as formas de expressão, até o horário do lançamento do ato à noite. O Ato é aberto a participação de toda população.

A FNCC já organiza atos também no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.

Para saber mais acesse a página do facebook

Anúncios