Ocupação artística e educativa na Funarte, com o Projeto Lusco Fusco - Santa Tereza Tem
Logo

Ocupação artística e educativa na Funarte, com o Projeto Lusco Fusco

Ocupação artística e educativa na Funarte, com o Projeto Lusco Fusco tem programação gratuita voltada para crianças e adolescentes, com palestras, oficinas, cursos e apresentações artísticas

Durante 45 dias, entre os dias 15 de novembro e 31 de dezembro, a Funarte será palco de reflexões e ações sobre a cultura da criança e do adolescente. Neste período, estreia o projeto “Lusco Fusco” que vai ocupar a Funarte com 5 tipos de ações, todas gratuitas e abertas à população, sempre de quarta a domingo. São palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras.

Entre os destaques da extensa programação estão o Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural, voltado para adolescentes de 13 a 17 anos, oficinas de graffiti com Maria Raquel Bolinho, história em quadrinhos com Rebeca Nunes, dança Vogue com Tetê Moreira, palestras com Beatriz Apocalipse e Kdu dos Anjos, que é um dos curadores do Lusco Fusco e vai falar sobre “Empreendedorismo Cultural e Social”. Além das apresentações artísticas que vão abranger as mais diversas vertentes culturais, do passinho do funk à rima de rap, da performance de dança à esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal, sempre com foco no protagonismo juvenil.

Grupo do Beco

A proposta da ocupação Lusco Fusco é ser um espaço aberto e democrático para a expressão livre de crianças e adolescentes, onde eles não sejam apenas meros espectadores passivos, mas que eles mostrem, dialoguem, compartilhem, sintam e absorvam! Toda sexta-feira será dia do “Ocupa com a gente?”, um palco aberto para apresentações de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, sem horário marcado, sem enrolação, sem complicação. É uma mostra livre: só chegar e apresentar sua arte, seu talento.

Projeto Lá da Favelinha

Nas quartas-feiras ocorrem as palestras, que são voltadas para o público adulto também. A ideia é refletir sobre o protagonismo juvenil, compartilhar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e valorização das crianças e adolescentes. Quinta-feira é dia de curso, na sexta o palco é aberto para o “Ocupa com a gente?”, aos sábado ocorrem as apresentações artísticas e domingo, as oficinas. Tudo de graça. Para o coordenador geral da ocupação, Samir Caetano Amim Jorge, “essa é uma rica oportunidade de formação, reflexão, aprendizado e divertimento tanto para crianças e adolescentes, mas também é aberta ao público adulto.” O evento é uma realização da ONG Encantosfera, criada em 2007, que trabalha na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura.

Serviço:
Funarte e Encantosfera apresentam Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa
Data: 15 de novembro a 31 de dezembro
Local: Funarte MG – Rua Januária, n 68, Centro, Belo Horizonte
Programação gratuita: palestras, cursos, oficinas e apresentações artísticas
Informações: www.encantosfera.com/programacao

Anúncios