Mostra do Filme Livre - Santa Tereza Tem
Logo

Mostra do Filme Livre

Mostra do Filme Livre, maior mostra de cinema independente do Brasil  em BH

mostra-do-filme-livre-2015

Os belo-horizontinos, que curtem cinema, terão oportunidade de assistir exibições de mais de 260 filmes independentes na Mostra do Filme Livre. A abertura foi no dia 1º de junho, com premiação do diretor mineiro André Novais com o Trófeu Livre e exibição do longa-metragem “O Tempo não existe no lugar em que estamos”, do cineasta paraibano (e radicado em BH) Dellani Lima, 

A Mostra com a exibição dos filmes entre longas, médias e curtas metragens vai  até o dia 22 de junho, no CCBB-BH com todas as sessões gratuitas.

Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, de 01 a 22 de junho, no CCBB-BH, a programação integral da Mostra do Filme Livre, mostra de cinema independente com mais de 200 filmes  – com todas as sessões gratuitas.

A abertura trouxe o longa-metragem “O Tempo não existe no lugar em que estamos”, do cineasta paraibano (e radicado em BH) Dellani Lima, além da premiação do diretor mineiro André Novais com o Trófeu Livre. Novais é um dos 10 diretores (e único mineiro) agraciados com o troféu da Mostra do Filme livre, pelo seu trabalho “Ela Volta na Quinta”, que também será exibido durante a MFL. Mais de 10 mil pessoas já conferiram a programação da Mostra nas três capitais pelas quais passou desde abril deste ano: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A programação, que traz mais de 200 filmes, pode ser conferida em www.mostralivre.com.

Mineiro recebe o Trófeu Livre

 O mineiro André Novais recebeu, durante a sessão de abertura da Mostra do Filme Livre, o Trófeu Livre, pelo longa-metragem “Ela Volta na Quinta”, que será exibido na programação da mostra cinematográfica. Novais acaba de retornar da França, onde exibiu seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Quintal”, selecionado para a “Quinzena dos Realizadores”, mostra paralela ao Festival de Cinema de Cannes.

Mineiro de Contagem, ele está na lista dos 10 diretores agraciados com o Troféu Livre. Esses premiados foram selecionados entre os mais de 260 filmes que estão na programação da MFL. “São filmes que se destacaram muito entre os selecionados da mostra, filmes que de acordo com a curadoria da mostra se sobressaíram”, reforça Guilherme Whitaker, coordenador geral do evento.

Vencedor dos prêmios de melhor ator e atriz coadjuvante no Festival de Brasília de 2014, o filme “Ela Volta na Quinta” terá exibição única no dia 11 de junho, às 20 horas, no Teatro II. Primeiro longa de André Novais, a película conta a história de um casal de idosos da periferia de Contagem que atravessa uma crise conjugal que interfere na vida dos filhos.

Retrospectiva do mineiro Carlos Magno

Outro destaque de Minas Gerais na Mostra do Filme Livre é a retrospectiva do diretor Carlos Magno Rodrigues, no dia 17 de junho, às 18h30, no Teatro II. A sessão é seguida por um debate sobre a carreira do diretor com mediação de Gabriel Sanna, um dos curadores da Mostra.

Durante a MFL, o público confere os seguintes curtas de Carlos Magno: “Andrômeda – a menina que fumava sabão” (2009, 15 min); “1976 – Lugar sagrado” (2010, 6 min); “Alexandre Illich” (2008, 12 min); “Sebastião, o homem que bebia querosene” (2007, 10 min); “IGRREV – Igreja Revolucionária dos Corações Amargurados” (2007, 15 min); “Antes de tudo” (2004, 5 min); “Imprescindíveis” (2003, 5 min); “Coração Rebelde” (1999, 2 min); “O Corte de cabelo do diabo” (1998, 5 min); “Para quem enxerga e não entende bem as palavras” (1997, 5 min); e “Michelangelo Antonioni” (1995, 3 min).

“Andrômeda – A Menina Que Fumava Sabão” trata de idealismos eurocentristas e judaico-cristão. Uma junção de textos da autoria do próprio autor Carlosmagno Rodrigues e seus colaboradores Gisele Werneck, Lindberg Fernandes além de citações de Isidore Lucien Ducasse (Fragmentos de “Les Chants de Maldoror”) e concluído com citações bíblicas. Seus personagens apenas posam para a composição iconográfica, uma espécie de “santa ceia”, do idealismo modernista a seu extremo “fascista” à tradição de composição cristã e renascentista. Na trilha sonora, músicas de Kurt Keill, colaborador de Bertotl Brecht, como “Kanonen Song” e “The Ballad of the Solider’s Wife”.

 Filmes mineiros na programação 

Durante a MFL serão exibidos ainda outros 14 filmes (longas, médias e curtas-metragens) produzidos em Minas Gerais:
Longas
“A Mulher que amou o vento”, de Ana Moravi (67 min)
“Ruídos Mudos”, de Haendel Melo (23 min); “Tigre”, de João Borges (15 min)
 “O Bagre africano de Ataléia”, de Aline X e Gustavo Jardim;

Curtas
“Os cantos da terra livre”, de Gabriel Bilig (27 min);
“Brisa secreta das alturas”, de Fábio Carvalho (14 min);
“Vila-Aeroporto”, de Danilo Vilaça (10 min);
“Tormenta”, de Fernanda Salgado e Fernando Mendes (14 min);
“A Varinha Mágica”, de Ramon Faria (5 min);
“Atemporal”, de Sara Não Tem Nome (1 min);
“Texto Simples”, de Francisco Franco e Josimar Freira (3 min);
“Sandra Espera”, de Leonardo Amaral (20 min);
“A mudança”, de Erick Ricco (25 min);
“Guignard Imaginário”, de Isabel Lacerda (26 min).

 Os filmes “Sandra Espera”, “A Mudança” e “Guignard Imaginário” integram a sessão Extra Belo Horizonte e serão exibidos no dia 6 de junho, às 15h, no Teatro II.

Serviço

 14ª Mostra do Filme Livre em BH – MFL 2015

Data: 6 de junho, às 15h
Sessão Extra Belo Horizonte (“Sandra Espera”, “A Mudança” e “Guignard Imaginário”)

 Data: 17 de junho, às 18h30
Especial Carlos Magno Rodrigues | Sessão seguida de debate

 Local: CCBB BH/Teatro II
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 3431-9400 | ccbbbbh@bb.com.br
Entrada franca, com distribuição dos ingressos meia hora antes da sessão.
Programação completa: www.mostralivre.com
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

 

 

 

 

Anúncios