Bloco da Esquina faz campanha de financiamento coletivo - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco da Esquina faz campanha de financiamento coletivo

Bloco da Esquina faz campanha de financiamento coletivo para desfilar no Carnaval

De uma brincadeira entre os músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, conhecido como Farinha, nasceu o Bloco da Esquina, que como sugere o nome presta uma homenagem ao movimento musical nascido em Santa Tereza, o Clube da Esquina.

bloco da esquina banda copy
Renato Muringa (de branco) e a banda na esquina em 2014 Foto: Eliza Peixoto

No momento, a banda e percussionistas estão afinando a sintonia para fazer bonito no seu quarto desfile, durante o carnaval, pelas ruas de Santa Tereza. Para isso, o grupo acabou de lançar um projeto de financiamento coletivo a fim de custear as despesas com o carro de som, equipamentos e ensaios.

De acordo com Renato Muringa, multi-instrumentista e produtor cultural, em 2012, de maneira informal, começaram a tocar as emblemáticas canções em ritmo de pagode. Nesta época, Belo Horizonte caminhava a passos largos para uma explosão carnavalesca com os blocos de rua. Não tiveram dúvida, assim nascia o Bloco da Esquina. “Escolhemos músicas cujas estruturas não seriam tão modificadas em ritmo de carnaval”, afirma Muringa.

bateria copy
Bloco da Esquina: bateria em 2015 Foto: Eliza Peixoto

Músicas como Maria, Maria; Um girassol da cor de seu cabelo; Nos bailes da vida e o Trem Azul foram rearranjadas com muito batuque. O resultado agradou os foliões logo no primeiro cortejo em 2013. A banda ganhou músicos de qualidade. Além de Muringa (vocais, cavaco e bandolim), integram o grupo Marcela Nunes (vocais e flauta), Eugênio Aramuni (guitarra), Juliano Nunes (baixo), Daniel Guedes (percussão), Will Motto (teclado), Beto Lopes (baixo, violão, vocais), Totove Ladeira (percussão), Bruno Lima (percussão), Rodrigo Carioca (percussão) e Bárbara Barcellos (vocal).

A bateria, comandada pela percussionista Analu Braga, é formada por instrumentos como caixa, repinique, surdo, agogô, tamborim, triângulo entre outros. Os ensaios estão acontecendo aos domingos, a partir das 11h, no Bar Santa Praça, ao lado do Bolão, na Praça Duque de Caxias.

Financiamento coletivo

Quem quiser contribuir com o Bloco da Esquina é só acessar o site www.benfeitoria.com/blocodaesquina e escolher a forma de recompensa, que varia de acordo com o valor doado. Como agradecimento especial no dia do desfile, o colaborador recebe a caneca e camiseta do bloco, CDs autografados de músicos do Clube da Esquina, até shows com os integrantes da banda do bloco.

A meta inicial é arrecadar R$ 4 mil reais para a locação de um carro profissional de som, além de equipamentos para o desfile. Se atingir a segunda meta, será possível também adquirir instrumentos para o bloco. Já com a terceira meta alcançada, o bloco poderá promover uma grande festa depois do Carnaval.

Música do Bloco

Jovens  em um Clube da Esquina
40 anos vamos comemorar
Vamos ensaiar as melodias
Preparar as harmonias
Vamos todos celebrar

Maria Maria, O girassol nos seus cabelos
Da janela lateral vejo Bituca, vejo Lô,
Beto, Tiso. Brant, Flávio e outros mais

Maria Maria, o girassol nos seus cabelos
Das montanhas das Gerais o Trem Azul
Vai embarcar na Estação Santa Tereza

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/159e6f7a2b309815?projector=1

Anúncios