Novas sobre o Mercado de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Novas sobre o Mercado de Santa Tereza

Novas sobre o Mercado: prefeito Kalil entregará o Mercado para a comunidade, mediante apresentação de plano de viabilidade econômica

Em uma reunião, ontem, 25, foi tratada a questão da reabertura do Mercado Distrital de Santa Tereza entre o prefeito Alexandre Kalil, o presidente da Associação Comunitária do bairro (ACBST), João Bosco Queiroz, a representante do coletivo Salve Santa Tereza, Karine Carneiro, o secretário de Governo, Paulo Lamac, o representante da Articulação Mineira de Agroecologia, Marcos Jota  a secretária de Políticas Sociais, Maíra Colares e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira.

O prefeito Kalil tomou conhecimento da situação do Mercado e do projeto  de ocupação, o Mercado Vivo + Verde, que vem sendo construído junto com a comunidade, que deseja a reabertura do local como mercado, com espaço para serviços (correio, banco e farmácia), área de lazer e cultura.

Segundo o prefeito, o mercado tem a vocação para atividades comerciais, portanto a proposta apresentada deve focalizar num “Plano de Negócio”, para que seja sustentável, sem a necessidade de investimentos do orçamento público.

mercado reunião kalil copy
Secretário Paulo Lamac, Karine Carneiro, presidente da (ACBST), João Bosco Queiroz, Marcos Jota, o prefeito Alexandre Kalil, presidente da FMC Leônidas de Oliveira e a secretária Maíra Collares. Foto: Eliza Peixoto

Para Karine Carneiro, o prefeito deixou claro que há uma grande vontade da prefeitura de transformar as ações, que já estão sendo feitas no âmbito do próprio poder público em um exercício transsetorial, devido à complexidade das funções e do uso do local no que diz respeito à arte e a cultura, relacionada à Fundação Municipal de Cultura, às políticas sociais, tendo em vista que a segurança alimentar é uma das pautas da própria Secretaria de Politicas Sociais. Assim como questões vinculadas à educação e ao desenvolvimento do município.  A presença de três secretários à reunião mostra o entendimento da prefeitura sobre complexidade, que é a reabertura do Mercado e para que ela atenda os anseios da população do bairro e das comunidades envolvidas nesse processo.

geral
Evento Mercado Vivo + Verde realizado em 2016

Segundo Karine, é um desafio a proposta do prefeito de fazer a concessão do mercado para o grupo, que vem trabalhando para sua reabertura, mediante a apresentação de um plano de viabilidade econômica.   “Apesar de ser difícil e de muita responsabilidade, se tivermos um apoio técnico da prefeitura para que o projeto seja  desenvolvido, acreditamos que a reabertura do mercado poderá se tornar uma realidade”.

Além disso, Karine ressalta que “é um desafio também, porque não somos empresários ou comerciantes, pelo contrário, o Salve Santa Tereza, não tem intuito de retorno financeiro com a reabertura do local, apesar de que se for concretizado o projeto, o mercado será um gerador de renda e emprego, fará girar a economia do bairro, além de retornar com um espaço publico aberto livre para a própria comunidade. E para que possa deslanchar precisamos cada vez mais do apoio e da colaboração dos moradores e das pessoas interessadas na volta do mercado”.

Para saber mais sobre o mercado
Domingo no Mercado
Pesquisa sobre o Mercado
Reunião para apresentação do projeto para o Mercado
Moradores se reúnem em frente ao mercado

Anúncios