Brincadeiras de Quintal, na Casa Kubitschek - Santa Tereza Tem
Logo

Brincadeiras de Quintal, na Casa Kubitschek

Casa Kubitschek convida crianças para semana de brincadeiras

Casa Kubitschek, na Pampulha. Foto: Thaina Nogueira

Casa Kubitschek, na Pampulha. Foto: Thaina Nogueira

A Fundação Municipal de Cultura promove de 18 a 20 de janeiro uma edição especial de férias do projeto “Brincadeiras de Quintal”, desenvolvido no Museu Casa Kubitschek, na Pampulha. Serão três dias de atividades voltadas às crianças e suas famílias. A programação terá uma série de brincadeiras à moda antiga, uma oficina de mudas, além de uma divertida caça ao tesouro nas dependências do museu. As atividades são gratuitas.

As ações têm início nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 14h, quando será desenvolvida uma oficina de mudas, que busca explorar a relação entre os jardins funcionais e os jardins de contemplação de Burle Marx no contexto da história do Museu Casa Kubitschek. A atividade não tem restrições de idade e pode ser aproveitada por adultos e crianças.

Na quinta-feira, dia 19, a partir das 9h30, as crianças poderão se divertir com a Caça ao Tesouro, que consiste em uma brincadeira cujo mapa do Museu Casa Kubitschek é utilizado para ajudar os pequenos a descobrirem pistas que levam a um brinde. Os participantes são divididos em equipes de dois a oito integrantes. O público-alvo da atividade são crianças de 7 a 14 anos.

Por fim, na sexta-feira, dia 20, às 14h, o projeto Brincadeiras de Quintal convida crianças e pais a curtirem o espaço da Casa Kubitschek com brincadeiras clássicas, como aquelas realizadas nas ruas e nos terreiros de casa (rouba bandeira, queimada, elástico, amarelinha, peão, guerra de balão d’água, dança da cadeira, pula-corda, pega-pega, etc.). Podem participar crianças de até 10 anos de idade, sempre acompanhadas pelos responsáveis. As brincadeiras terão início mediante o número necessário de participantes. Serão distribuídas de 13h30.

A Casa Kubitschek

Além de acompanhar os filhos nas brincadeiras, os pais ou responsáveis que levarem as crianças poderão ainda conhecer um pouco mais do Museu Casa Kubitschek, inaugurado em 2013. Situada às margens da Lagoa da Pampulha, o local se dedica a contar a história de uma casa modernista por meio de espacializações, objetos e estímulos sensoriais. Assim, amplia a experiência do visitante em relação aos modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960, período singular para consolidação do pensamento modernista em Minas Gerais. Com arquitetura de Oscar Niemeyer (1907-2012) e paisagismo de Roberto Burle Marx (1909-1994), a Casa apresenta as várias características que tornam a Pampulha singular para o Brasil.

A Casa Kubitschek tem atualmente duas exposições em cartaz. A mostra “Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar”, com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta o mobiliário original e retrata o modo de morar modernista nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Já a exposição “Pampulha: Território da modernidade”, curadoria de Luana Maia, traz de fotografias e textos retratando o contexto histórico e cultura da Pampulha na época de sua inauguração.

Brincadeiras de Quintal | Especial Férias
De 18 a 20 de janeiro
Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188)
ATIVIDADES GRATUITAS
Informações para o público: (31) 3277-7993

Anúncios