Encontro dos artesãos e artesãs de Santê - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro dos artesãos e artesãs de Santê

Encontro dos artesãos e artesãs de Santê trará uma mostra do que produzido no bairro

Quando o assunto é arte, seja música, cinema, artes plásticas ou cultura popular, desde priscas eras, Santa Tereza tem sido um celeiro de grandes artistas, desde aqueles conhecidos do grande público aos que trabalham no anonimato. No caso do artesanato, o bairro é rico na produção de diversos tipos de trabalhos feitos a mão, seja o tricô, crochê, peças em tecido, couro, metal, material reciclado entre outros, incluindo aí alimentos artesanais.

elida Nazelli artesanato

Élida Nazelli trabalha com tecido e junto com Dairlane Torres organiza o evento

Diante disso as artesãs Élida Nazelli e Dairlane Torres, proprietária da Loja Tudo Bazar, que também comercializa peças de artesanato, tiveram a ideia de reunir os artesãos do bairro em um encontro público, em uma primeira etapa, para expor suas obras e torna-las conhecidas pelos moradores  de Santa Tereza. Élida explica que “sinto falta de uma união maior dos artesãos do bairro. Penso que precisamos de nos unir para fortalecer esse tipo de arte aqui. Assim eu e a Dairlane, pensamos em fazer esse encontro, de preferência na Praça Cel José Persilva. Abrir primeiro as janelas para Santa Tereza e quem sabe as portas para o longe”.

Ela acredita que esta é também uma forma de fortalecer o comércio local  e fazer o dinheiro girar no bairro. “Se eu vou comprar um presente de Natal, por que não dar preferência às pessoas do lugar onde moro? Por isso escolhemos o 23 de dezembro, para esta exposição, quando os shoppings estão lotados e muita gente, por falta de tempo, deixa as compras pra última hora. Assim facilitamos a vida das pessoas, divulgamos e comercializamos nossos produtos” comenta Élida.

O que será exposto

Para esse encontro será feita uma seleção prévia por expositores, segundo ela, de forma que tenha um produto de cada categoria, tendo o cuidado de não repetir artigos. “Trata-se de uma  mostra pequena, cerca de 20 bancas.  Termos exposição de chocolate, biscoitos, produtos caseiros, roupas, brinquedos, adornos, acessórios femininos, artesanal mesmo. Vai ter ainda o brechó da Dairlane, o “Tudo Bazar”.

Como participar

Élida explica que “a inscrição deve ser feita pela internet e depois será feita uma reunião para a seleção, sendo que a proposta é ninguém ficar de  fora, fazendo um combinado dos produtos expostos. Por exemplo, chocolate, um faria bolo no pote e o outro bombons”.

“Precisamos descobrir todos os artesãos daqui, pois muitos ainda seguem o esquema da tradicional venda por encomenda, não participam das feiras e ficam desconhecidos no próprio bairro”, comenta ela.

Os interessados têm de apresentar comprovante de endereço, de que residem em Santa Tereza.  Segundo Élida, essa mostra não visa lucro para os organizadores sobre o valor da taxa a pagar. O que faremos é ratear o valor de algumas despesas como licença, divulgação e aluguel de banheiro químico.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição

Anúncios