Curso de cuidador de Idosos na UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Curso de cuidador de Idosos na UFMG

Curso de cuidador de Idosos na UFMG, no Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da UFMG começa a receber, na próxima sexta-feira, 21, inscrições para o curso Fundamentos do cuidado com o idoso frágil: programa cuidador de idosos, oferecido em parceria com a Fundação Unimed e o Ministério Público de Minas Gerais. Trata-se de formação na modalidade de ensino a distância (EAD), totalmente gratuita.

idosos

A capacitação terá carga horária de 60 horas, divididas em 16 unidades de aprendizagem, tutoria, fóruns, chats e palestras, buscando qualificar os alunos para atender às demandas específicas dos idosos.

O médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, coordenador do Ambulatório de Geriatria do HC-UFMG e do curso de EAD, explica que a iniciativa está relacionada ao envelhecimento da população brasileira. “O foco é tanto o cuidador familiar quanto o profissional. A estimativa, hoje, é de 28 milhões de idosos no Brasil. Por ano, entram na velhice de 700 a 1 milhão de pessoas. É uma população que está crescendo rapidamente. As políticas públicas não estão preparadas para esse novo fenômeno demográfico”, conta.

O fluxo de entrada no curso será contínuo, e o aluno terá três meses para concluí-lo a partir do momento da inscrição. Todos que se inscreverem receberão gratuitamente o kit Cuidador de idosos frágeis, que inclui livro e guias sobre os cuidados na terceira idade. Na sexta-feira, 21, este link estará disponível para inscrições.

Anúncios