Fabiana Cozza traz seu canto sagrado a Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Fabiana Cozza traz seu canto sagrado a Santa Tereza

“Adotei Belo Horizonte como minha casa, minha varanda, meu sonho”. Confira a entrevista com Fabiana Cozza, que se apresenta no próximo sábado, 8 de outubro, na Praça de Santa Tereza

Foto FABIANA COZZA_Kriz Knack

Foto: Kriz Knack

No próximo sábado, 8 de outubro, a cantora Fabiana Cozza chega a Belo Horizonte para apresentar o show “Canto Sagrado – Homenagem a Clara Nunes”, na Praça Duque de Caxias, com acesso livre ao público. O Portal Santa Tereza tem conversou com a cantora, que já tem familiaridade com a capital mineira. Ela conta sobre o espetáculo, sua relação com BH e a expectativa de se apresentar na Praça de Santa Tereza. Confira a entrevista:

STT – Para o show Canto Sagrado – Uma homenagem a Clara Nunes, você foi além do estudo sobre o repertório, quis conhecer a origem de Clara, sua cidade natal e família. O que você descobriu de “novo” nessa vivência?

Fabiana Cozza – Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi perceber nas entrevistas como Clara realmente era querida por sua bondade. Esta fala foi comum a todos que entrevistei – amigos, conhecidos e parentes.
 

STT – Descreva como este trabalho, lançado em 2013, marca sua carreira e se houve interferência dele na sua relação com o mito Clara Nunes e na sua relação com o público.

Fabiana Cozza – A repercussão deste trabalho foi muito grande, me abrindo novos espaços, aumentando o meu público. Percebi que o Brasil está saudoso de artistas que interpretem este repertório que tanto e tão bem fala das nossas riquezas, do povo e da Cultura afrobrasileira.
 

STT – Para escolher o repertório, diante de um universo tão belo e vasto, conte como foi, ou como tem sido, com o show ainda em circulação.

Fabiana Cozza – Fiz este show por praticamente três anos ininterruptamente. A apresentação em BH será uma exceção, já que estou no segundo projeto após Canto Sagrado.
Escolhi este repertório juntamente com a diretora do espetáculo, Olívia Araújo. Partimos da ideia de que o show colocaria a nossa leitura de ‘sagrado’ na obra de Clara em cena. Assim, partimos da festa, da dança, dos cânticos que demonstram as crenças populares nas coisas do Brasil que Clara cantou.

 

Fabiana_Cozza_Foto_Fernanda_Grigolin_1-400x600

Foto: Fernanda Grigolin

STT – Como é sua relação com a cidade de Belo Horizonte e como se sente quando se apresenta aqui?

Fabiana Cozza – Adotei Belo Horizonte como minha casa, minha varanda, meu sonho. Desde a primeira vez fui abraçada pelo público da cidade de um jeito que ninguém esquece. Aos poucos chegaram os amigos, conheci novos artistas, lugares. Belo Horizonte renova as minhas esperanças e me reenergiza.

STT – Santa Tereza, bairro tradicional de Belo Horizonte, é celeiro de artistas e reconhecido como boêmio pelos muitos bares e pequenas casas de show. Você conhece o bairro? Conte sobre sua perspectiva de se apresentar na Praça Duque de Caxias no dia 8 de outubro, pelo projeto “Músicas na Praça”.

Fabiana Cozza – Assisti a um único show em Santa Tereza – o do saxofonista Paulo Moura, há uns 8 anos. Frequentei pouco o bairro e estou adorando esta oportunidade de cantar na Praça para as pessoas, na cidade que amo!

Canto Sagrado

A voz poderosa e o samba no DNA colocaram a paulistana no rol das principais cantoras brasileiras de sua geração. Ela começou a carreira aos 16 anos e já cantou ao lado de grandes artistas. Em 2012, foi eleita a melhor cantora de samba pelo Prêmio da Música Brasileira. Em “Canto Sagrado”, Fabiana Cozza homenageia Clara Nunes, em projeto que já virou CD e DVD, e volta a ser apresentado em Belo Horizonte pelo projeto “Música nas Praças”. Fabiana é admiradora de Clara desde a infância e para chegar ao repertório que compõe o espetáculo buscou se aprofundar em histórias sobre Clara, por meio de entrevistas a amigos e parentes dela. Neste show, Fabiana é acompanhada pelos músicos Lula Gama (violão), Douglas Alonso (bateria), Henrique Araújo (cavaco e bandolim) e Fi Maróstica (baixo).

SERVIÇO
Fabiana Cozza no show “Canto Sagrado – Homenagem a Clara Nunes”
Dia 8 de outubro, sábado, às 21h
Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte
ACESSO GRATUITO

Anúncios