Clube da Esquina entre as melhores músicas dos anos 70 - Santa Tereza Tem
Logo

Clube da Esquina entre as melhores músicas dos anos 70

Na última segunda-feira, 22 de agosto, o site norte-americano Pitchfork, especializado em música, celebrou a música dos anos 1970, publicando lista com a relação das 200 melhores músicas do período.
Clube+da+Esquina

Movimento marcou a música basileira e mundial. Foto: Divulgação Clube da EsquinaA música “Tudo que você podia ser”, do Clube da Esquina, entrou na posição de número 167 na lista. A música abre o primeiro álbum do movimento musical formado por Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta na capital mineira e é descrita pelo site como ”inspiradora” e com uma letra ”cuidadosamente composta”.

Os mineiros são citados juntamente a Caetano Veloso, que aparece na 73ª posição com a música You don’t know me, do álbum Transa, a Tom Zé, que ocupa a 191ª posição com a música Dói, e Jorge Ben fica em 196ª com a música Taj mahal. O primeiro lugar foi dado à Life on mars? de David Bowie, lançada em 1971.
Confira a lista completa: Pitchfork 

Clube da Esquina

Tudo começou no bairro Santa Tereza, na esquina das ruas Paraisópolis com Divinópolis, no início dos anos 1960, quando jovens músicos começaram a se encontrar ali e logo ganharam a cena musical da capital mineira. Eles produziam um som que fundia as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll.  Em 1972 lançaram o primeiro álbum, chamado Clube da Esquina, liderado pelos músicos Milton Nascimento e Lô Borges, que também contou com a participação de clubistas como Beto Guedes, Márcio Borges, Tavito, Toninho Horta, Wagner Tiso, entre outros. O Clube da Esquina é reconhecido como um importante movimento musical que marca a música mineira e brasileira.

Tudo que você podia ser
(Lô Borges – Márcio Borges)

Capa do primeiro álbum, de 1972

Capa do primeiro álbum, de 1972

Com sol e chuva você sonhava
Que ia ser melhor depois
Você queria ser o grande herói das estradas
Tudo que você queria ser
Sei um segredo você tem medo
Só pensa agora em voltar
Não fala mais na bota e do anel de Zapata
Tudo que você devia ser sem medo
E não se lembra mais de mim
Você não quis deixar que eu falasse de tudo
Tudo que você podia ser na estrada
Ah! Sol e chuva na sua estrada
Mas não importa não faz mal
Você ainda pensa e é melhor do que nada
Tudo que você consegue ser ou nada.

Nessa interpretação, gravada para o álbum Clube da Esquina, liderado pelos cantores e compositores Milton Nascimento e Lô Borges, em 1972, participam:

Voz: Milton Nascimento
Violão: Lô Borges
Guitarra 12 cordas: Tavito
Órgão: Wagner Tiso
Baixo: Beto Guedes
Guitarra: Toninho Horta
Bateria: Robertinho Silva
Caxixi: Luiz Alves
Tumbadora: Rubinho

Anúncios