Arrastão de Maracatu com Trovão das Minas - Santa Tereza Tem
Logo

Arrastão de Maracatu com Trovão das Minas

Arrastão de Maracatu com Trovão das Minas no  projeto “Não deixe o Tambor se calar”

A expressão “Arrastão” é utilizada dentro dos grupos e brincantes do Maracatu de Baque Virado para denominar os tradicionais cortejos de rua. E o Grupo Trovão de Minas faz seu 1º Arrastão do ano, na Praça da Liberdade, neste domingo.

trovão_2 (1)
Trovão das Minas

No percurso traçado pelo grupo, atualmente formado por 17 batuqueiros e 01 regente, o público vai apreciar um repertório que propõe um diálogo entre as originais toadas das tradicionais Nações de Maracatu de Pernambuco, as releituras de músicas de Domínio Público e repertório autoral.

Sem a presença de qualquer instrumento harmônico e melódico, a música do Trovão das Minas envolve a todos pela força da percussão, homenageando o Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife como sua maior referência e fonte de inspiração e reverenciando também o Congo e o Moçambique Mineiros, a Ciranda, o Povo Bantu, o Povo Nagô e muitos outros universos que permeiam as expressões da identidade e cultura de um povo.

Evento:3º Arrastão de Maracatu do projeto “Não deixe o Tambor se calar – 2ª Edição” – Grupo Trovão das Minas
Local: Praça da Liberdade
Data: 27 de novembro de 2016 (domingo)
Hora: 11:00h

Sobre o projeto “Não deixe o Tambor se calar”

O projeto “Não deixe o Tambor se calar – 2ª Edição”, do Trovão das Minas, permite que o grupo continue difundindo a importância do Maracatu de Baque Virado, multiplicando conhecimento com novo(a)s batuqueiro(a)s e fomentando a formação do público.
O projeto, em fase final de execução, ofereceu 6 meses de oficinas gratuitas de Maracatu para uma turma de 60 alunos, e as aulas ocorreram no Galpão Paraíso desde junho, se encerrando dia 27 de novembro de 2016, com uma grande “Mostra Final de Alunos”, com os participantes dessas oficinas.t

A visita de Mestre Walter França, regente da percussão do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, também promete abrilhantar mais ainda o projeto, vindo de Recife para a capital mineira para ministrar uma oficina aos alunos participantes do curso, e para encerrar o projeto ao lado do Grupo Trovão das Minas, no 3º e último “Arrastão de Maracatu” do projeto no dia 27 de novembro. Realizado com Incentivos da Lei Municipal de Cultura.

Anúncios