Confraria Amigos de JK - Santa Tereza Tem
Logo

Confraria Amigos de JK

Confraria Amigos de JK será às quintas-feiras, das 17h às 19h, na Casa Kubitschek

Seresteiros Amigos de JK - Foto Mariane Botelho
Seresteiros Amigos de JK. Foto: Mariane Botelho / Divulgação

O grupo Seresteiros Amigos de JK, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, dá início nesta quinta-feira, dia 25, na Casa Kubitschek, ao projeto “Confraria Amigos de JK”. A ideia é que semanalmente os jardins da Casa sejam um espaço de encontro e confraternização no qual os seresteiros e o público possam tocar e cantar em homenagem à seresta e ao idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha, Juscelino Kubitschek. Os encontros acontecem sempre das 17h às 19h e são abertos ao público.

Segundo Marcelo Ferreira, líder do grupo Seresteiros Amigos de JK, os encontros serão livres e as pessoas terão liberdade de participar tanto da escolha do repertório, quanto tocando e cantando. “A ideia é que todos os amantes da música possam trazer seus instrumentos e vozes, e vir tocar e cantar conosco nestes fins de tarde. Toda semana teremos pelo menos três músicos do grupo e convidaremos a cidade a participar conosco” afirma.

Para Janaína França, gestora da Casa Kubitschek, a ideia é que este encontro se torne uma referência da música na cidade. “Criamos essa agenda fixa pois queremos que este movimento de aumento da apropriação, da amorização e do pertencimento que a cidade está vivenciando na Pampulha como um todo, e especialmente no Museu Casa Kubitschek, que é o equipamento mais novo do Conjunto, se estenda e tenha frutos”, ressalta.

Seresteiros Amigos de JK

Casa Kubitschek, na Pampulha. Foto: Thaina Nogueira
Casa Kubitschek, na Pampulha. Foto: Thaina Nogueira

O Grupo Seresteiros Amigos de JK surgiu em 2002 e, atualmente, é referência musical em seu gênero. O repertório do grupo traz modinhas tradicionais, canções românticas, sambas (samba-canção), choros (choro-canção), boleros, valsas, toadas, fox-canção e tangos. Em comum, os integrantes do grupo nutrem uma admiração pelo ex-prefeito de BH e ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). Os encontros do grupo têm a intenção de manter vivas a memória e a obra do político.

Juscelino Kubitschek foi o prefeito idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha. Além de ser um visionário que enxergou o potencial da lagoa para o esporte e o lazer, Juscelino foi um grande incentivador da cultura e das artes. Entre as suas realizações mais significativas, além da construção do Conjunto, estão a criação do Museu de Belo Horizonte, atual Museu Histórico Abílio Barreto; do Instituto de Belas Artes; do Curso de Extensão Musical; o início da construção do Teatro Municipal; a oficialização da Orquestra Sinfônica, e ainda, o apoio da Prefeitura a uma série de Instituições. “O Conjunto Moderno da Pampulha é um testemunho de seu amor pelas artes e, conhecidamente ele gostava de música e, especialmente das Serestas, que fazem parte da cultura popular brasileira e de nossas heranças ibéricas”, afirma Janaína.

Serviço
Confraria Amigos de JK, com o Grupo Seresteiros Amigos de JK
Dias: A partir do dia 25/08, todas as quintas-feiras, das 17h às 19h
Local: Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4,188, Pampulha
ENTRADA GRATUITA 
Informações para o público: (31) 3277-1586

Anúncios