3º Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

3º Mercado Vivo + Verde em Santa Tereza

3º Mercado Vivo + Verde será realizado neste domingo, 14 de agosto, na área externa do Mercado Distrital de Santa Tereza, com diversas atrações para todas as idades e entrada gratuita

Mercado Distrital Santa Tereza - Crédito Eliza Peixoto

Evento reúne feiras de produtos agroecológicos, alimentos, artesanatos e apresentações artísticas. Fotos: Eliza Peixoto

Com atividades diversas, destinadas a todas as faixas etárias, gostos e interesses, o Mercado Vivo + Verde será realizado no próximo domingo, dia 14 de agosto. A programação inclui feiras de alimentos agroecológicos, orgânicos e de artesanato, economia solidária, apresentações artísticas, shows musicais, feira de vinis, atividades recreativas para crianças, rodas de conversa e oficinas. Uma ótima opção para quem quer curtir o domingo dos pais em família ou na companhia de amigos.

A organização do Mercado Vivo + Verde é fruto da parceria entre o Movimento Salve Santa Tereza, Feira Terra Viva (vários coletivos que compõem essa rede), Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) e Feira de Artesanato de Santa Tereza. O evento está em sua terceira edição e marca mais uma etapa no processo de retomada e ocupação do espaço, fechado há nove anos pela administração municipal de Belo Horizonte. Trata-se de um projeto de iniciativa colaborativa, voltada para efetivar a ocupação cultural e comunitária do Mercado. A proposta foi elaborada pelo Salve Santa Tereza a partir da demanda de moradores da região e, no último ano, agregou outros interesses, como o de incluir iniciativas de desenvolvimento da agricultura familiar, fomento artístico e espaço de valorização da cultura negra.

Histórico do evento

Mercado Vivo (4)

Intervenção fotográfica durante a 1ª edição

O 3º Mercado Vivo + Verde é mais uma oportunidade para os moradores da cidade vivenciarem a proposta defendida pelos movimentos para o Mercado de Santa Tereza. A primeira edição do evento foi realizada em setembro de 2014, na rua Alvinópolis, lateral ao Mercado, quando o espaço ainda estava cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que pretendia construir uma escola industrial automotiva de grande porte.  Sob os lemas “Fora Fiemg” e “O Mercado é nosso!”, o primeiro Mercado Vivo teve feira de alimentos agroecológicos, artesanato, intervenções artísticas e debates.

Com o esforço dos moradores e ações do Movimento Salve Santa Tereza, em março de 2015 o Mercado foi incluído no documento de proteção do Conjunto Urbano do Bairro Santa Tereza pelo Patrimônio Cultural da cidade, fato que contribuiu para a Fiemg abrir mão do investimento no local.

Em fevereiro de 2016, o Mercado passou a ser gerido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a pedido dos moradores foi formada uma comissão paritária entre representantes da gestão municipal e da sociedade civil para discutir formas de uso e de ocupação do Mercado Distrital de Santa Tereza. Representantes do Movimento Salve Santa Tereza e da Feira Terra Viva que fazem parte da Comissão propõem a ocupação imediata da área externa do Mercado (antigo estacionamento), que de acordo com eles dispensa reforma ou adaptações. A realização do evento Mercado Vivo + Verde recebeu apoio institucional da FMC e, se depender do desejo dos organizadores, poderá se tornar mensal ou semanal.

mercado verduras

Produtos frescos direto do produtor

No primeiro trimestre deste ano, após negociações junto à prefeitura de Belo Horizonte, foi permitido aos movimentos realizarem a segunda edição do Mercado Vivo + Verde dentro do Mercado, em sua área externa. Às dependências internas, que foram, em certa parte, reformadas pela Fiemg, não se é permitido o acesso da população. Desta forma, em 15 de maio realizou-se, no antigo estacionamento do mercado, a segunda edição do evento, que atraiu centenas de visitantes durante todo um dia de domingo, das 9h às 18h. Mais de 15 apresentações culturais foram apresentadas, entre shows musicais e intervenções artísticas. Além de todas as atrações, feira de alimentos orgânicos e de artesanato, debates e rodas de conversas faziam parte dos atrativos.

O segundo evento buscou ainda resgatar a história do mercado, informar e conscientizar sobre o movimento de luta em torno da reabertura do Mercado de Distrital de Santa Tereza e sua entrega definitiva à população. Em razão da grande aceitação da comunidade, o terceiro Mercado Vivo + Verde, seguirá os mesmos moldes, com shows musicais, atrações artísticas e culturais, debates, feira de artesanato e de produtos e alimentos orgânicos e agroecológicos, além de barracas de comidas e bebidas.

Mercado Vivo (1)

Banda Faca Amolada, formada pela família Rocha, de Santa Tereza, participa pela 3ª vez

Programação:

– Feira de alimentos agroecológicos, orgânicos e artesanais
– Feira de arte e artesanato
– Economia solidária
– Rodas de conversa
– Gastronomia (barraquinhas de comidas e bebidas)
– Intervenções artísticas (Música, Dança, Circo, Artes Visuais)

Palco musical (piso 1)
10:20 – Marcelo Tófani
11:20 – DJ Dani Margutti
12:20 – DJ Valderrama
13:30 – Banda Faca Amolada
14:40 – Sérgio Lima
16h – Hendrick Souza

Palco circense (piso superior)
11h – Grupo: Mulambo e Risoto – Espetáculo: Na procura de um amor
12h – Grupo: Circo em Cena – Espetáculo: Sufoco!
13h – Grupo: Circo Teatro El Individuo – Espetáculo: Grandes Roubadas
14h – Grupo: Circo Teatro El Individuo – Espetáculo: Os descadeirados
15h – Grupo: Cia Picadeiro Ambulante – Espetáculo: “Essa rua é nossa”
16h – Grupo: Circo Teatro El Individuo – Espetáculo: Fakirak

Serviço:
Mercado Vivo Mais Verde
Dia: 14 de agosto, domingo
Horário: 10h às 18h
Local: Mercado Distrital de Santa Tereza – Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza, Belo Horizonte.
Entrada gratuita. Classificação livre.

O evento é totalmente colaborativo e construído coletivamente. Todos os participantes são voluntários e parceiros, inclusive os artistas. O público poderá contribuir fazendo doações no local para subsidear as apresentações artísticas.

 

Anúncios