Semana de Combate às Hepatites Virais - Santa Tereza Tem
Logo

Semana de Combate às Hepatites Virais

Com o objetivo de conscientizar a população e reduzir o número de casos de hepatites em Belo Horizonte, a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) irá promover, dos dias 25 a 29 de julho, ações que marcam o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial de Saúde no dia 28 de julho. O mês de julho tem sido chamado o “Mês Amarelo”, numa alusão aos esforços da sociedade no combate às hepatites virais.

Hepatites virais
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C

As atividades acontecerão das 9h às 16 horas, no 2º andar do Terminal Rodoviário da capital. Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA-I) fará aconselhamento e testagem sorológica para Hepatites B e C, por meio dos testes rápidos. Além dos testes rápidos, a SMSA visa orientar a população sobre a prevenção e estimular a vacinação anti-hepatite B, que desde janeiro de 2016 tornou-se, no Brasil, de indicação universal, independentemente de faixa etária e/ou vulnerabilidade acrescida.

O teste rápido dura cerca de 30 minutos e os casos positivos serão encaminhados ao serviço especializado, com marcação prévia de consulta. O objetivo é realizar pelo menos 1.000 testes rápidos nessa semana, e distribuir 15.000 preservativos masculinos somente na Rodoviária.

Em 2015 foram notificados 242 casos de hepatite B, e 294 de hepatite C, no município, de acordo com a Gerência de Epidemiologia e Informação da SMSA. Em 2016, até o momento, foram registrados 67 casos de hepatite B e 145 de hepatite C.

A hepatite viral tem tratamento fácil disponível na Rede SUS. Mas, infelizmente, com a “infecção silenciosa”, muitos têm o diagnóstico tardio e chegam aos serviços de saúde já com a cirrose hepática, que poderia ser evitada com um diagnóstico precoce.

Serviço:

Ações de conscientização contra as hepatites virais

Dias: 25 a 29 de julho
Horário: 9 às 16 horas
Local: 2º piso Rodoviária

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Anúncios