Churraslina no Largo do Orlando - Santa Tereza Tem
Logo

Churraslina no Largo do Orlando

Churraslina  no Largo do Orlando reúne as garotas do Churrasbunda

O chamado Largo do Orlando, em frente à Praça Ernesto Tassini, tem a tradição de ser palco das  manifestações populares em Santa Tereza. Nesta quinta-feira, 21 de julho, recebeu  as mulheres do Churrasbunda (churrasco das vagabundas), que  se encontraram  para fazer a sua festa julina.

churrabunda turma
A turma do Churrasbunda Foto: Eliza Peixoto

Lideradas por Virna Ziviani,  odontóloga, moradora do bairro e integrante do grupo de samba Toca e Borda, elas se encontram para prosear, fazer um churrasquinho esperto, tomar uma cervejinha e curtir alegria da amizade em um horário de trabalho, sempre às quintas-feiras, às 15h, baseado em um tema. O tema da vez foi festa junina, que marca  o terceiro encontro do mês e a comemoração dos 11 anos do Churrasbunda.

Adriana vialcopy

Além do tradicional churrasco, a mesa farta contou com a farofa feita pela Kryolla Santiago e os docinhos e maçãs do amor preparados pelas mãos de fada da Adriana Vial Faria. Adriana,  que vem do bairro de Lourdes participar do encontro, conta que ficou sabendo do grupo por meio de sua dentista, a Virna Ziviane. “Ela insistiu pra que eu viesse participar de um churrasbunda. Assim, há nove anos, vim a Santa Tereza e foi um amor para sempre. Já faz parte da minha vida. Aqui a gente se diverte e sempre há uma palavra de carinho. Se uma está com problema, todas buscam ajudar.”

O sentimento da amizade é segundo Adriana, o que explica o grupo estar comemorando 11 anos  de “churrasbundice”.“Acho que é a amizade e a sinceridade que nos une. Não tem outra explicação”, comenta Adriana.

O que é o churrasbunda

Para quem não conhece ainda, o Movimento Churrasbunda é a reunião de algumas mulheres, algumas moradoras do bairro e outras que vêm de longe, todas trabalhadoras, que de dois em dois meses, tiram uma tarde de folga, para vagabundar, como elas dizem. Nessa tarde, ninguém vai ao trabalho e todas se dedicam apenas churrasquear, dançar, bate-papo, tomar uma cervejinha gelada, enfim, curtir a vida, pois ninguém é de ferro. O nome então é uma referência ao fato de que fazer churrasco em plena quinta-feira à tarde, só pode ser coisa de gente vagabunda.

Coisas de Santê!

Matérias relacionadas:

O inusitado em Santê: churrasnoivas

Os dez anos do Churrasbunda

Anúncios