Festival Artesania Sonora - Santa Tereza Tem
Logo

Festival Artesania Sonora

Festival Artesania Sonora

Festival Artesania Sonora expõe nova cena musical de Belo Horizonte 

Uma mistura de artistas da nova cena musical mineira pode ser conferida no Festival Artesania Sonora. O evento reúne jovens músicos nos dias 1º, 2 e 3 de julho, às 20h, no Cine Theatro Brasil Valllourec. Na sexta-feira, Octávio Cardozzo convida Felipe de Oliveira, no sábado Maíra Baldaria convida Claudia Manzo e Talita Barreto, e no domingo Oxente Uai convida Thais Kiwi.

O ofício do artesão é lapidar a matéria bruta em busca de um resultado que imprima sua identidade com qualidade. O Artesania Sonora é isso: um projeto que aproxima artesãos da música com diferentes estilos e que se assemelham em sua maneira cuidadosa de fazer som. A primeira edição aconteceu em 2015, com os músicos Octávio Cardozzo, Maíra Baldaia e o grupo Oxente Uai.

De lá até agora, o projeto amadureceu, se tornando um grande festival, que nesta edição apresenta os artistas que estiveram na primeira edição convidando outros artistas da cena mineira e que são parceiros em seus trabalhos. A nova edição contempla seus trabalhos autorais, além de composições em parceria com os respectivos convidados. O projeto pretende dialogar diferentes estilos da MPB e promover uma experiência musical marcada pela diversidade sonora, fruto do encontro de diferentes trabalhos artísticos.

Os artistas

Octávio Cardozzo

Cantor e compositor mineiro. Figura popular e cultural de Belo Horizonte, membro do bloco de carnaval de rua Corte Devassa e fundador do Bloco Haja Amor. É vocalista e um dos compositores do Projeto Alpercata.

Maira Baldaia - Diversas 2016 - ©Pablo Bernardo
Maira Baldaia – Diversas 2016 – ©Pablo Bernardo

Maíra Baldaia

Cantora, compositora, atriz, pintora de escritos e tamborzeira. A artista mineira já circulou com seus trabalhos artísticos por diversas cidades de Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha e Estados Unidos da América. Integra os grupos musicais “Dingoma” e “Tambor Mineiro” e o elenco dos espetáculos “Galanga, Chico Rei” e “O negro, a flor e o rosário”. É produtora e artista no projeto sócio cultural “Meninos de Minas”. É graduanda em Teatro pela EBA/UFMG, é formada em canto pela “Bituca – Universidade de Música Popular” e em cinema pela “Escola Livre de Cinema”. Cursou capacitação de atores com os grupos de teatro “Ponto de Partida” e “ZAP 18 – Zona de Arte da Periferia”.

Oxente Uai

oxente uai ok
Oxente Uai. Foto: Divulgação

O Oxente Uai possui uma linguagem sonora própria que mistura ritmos populares como xote, forró, baião e referências da música erudita. Seu novo trabalho, Feito Passarim, traz dez canções de escrita simples e arranjos sofisticados que nos fazem planar entre sentimentos de saudade, amor, reencontro, liberdade e sonhos, como em uma canção de ninar. Além do trabalho autoral, o disco celebra a parceria com a cantora Fernanda Gonzaga, que faz participação especial na faixa “Belo Balão” de seu pai Gonzaguinha, além de assinar a direção e as percussões do disco. O grupo é formado por Raísa Campos (voz), Victor Rodrigues (violão e cavaquinho), Gilmar Iria (acordeão e viola de arco) e João Garcia (violoncelo e percussão).

Claudia Manzo

Dotada de uma musicalidade marcante com uma voz expressiva, Claudia Manzo é uma artista que no palco, nos leva por diferentes viagens poéticas e imaginarias.  A cantora encontrou na canção ferramentas capazes de aproximá-la e de distanciá-la de suas origens, produzindo um universo de encontros e desencontros criativos. Formada em canto no Chile, sua terra natal em 2010, começou, desde lá, a expandir sua vocação por meio de repertórios latinos. Atualmente reside em Belo Horizonte e trabalha com o que ama e sabe fazer: é preparadora vocal e musical de alguns grupos de teatro, professora de canto e compositora. Participa, também, do Coletivo de mulheres compositoras “A corda” e está em cartaz com seu show “América por una mirada femenina”, que traz releituras de músicas interpretadas ou criadas por grandes mulheres da América Latina.

Felipe de Oliveira credito Flávio de Castro
Felipe de Oliveira. Foto: Flávio de Castro

Felipe de Oliveira

Graduado em Cinema e em Gestão Cultural, com filmes premiados em importantes festivais brasileiros, Felipe de Oliveira trouxe, de sua atuação na área e também de sua experiência como bailarino na Cia Soleá Flamenco, o cuidado estético e a concepção cênica do espetáculo musical. Agora, Felipe se lança na carreira musical, ao montar o show Histórias do Mundo em Voz e Violão, após passar algum tempo realizando shows de MPB nos bares de Belo Horizonte. Realiza sua formação musical com a aclamada preparadora vocal Babaya Morais, além de curso de extensão em Canto Lírico da UFMG. Atualmente se prepara para gravar seu primeiro disco e circula com seu novo show.

Thais Kiwi

“Música simples, mas nunca pobre. Doce, sem ser piegas. Quebra nossa rigidez e lança poesia.” Assim define o trabalho da jovem cantora e compositora mineira Thaís Kiwi. Suas composições apresentam uma grande diversidade rítmica, misturas que vão do Folk ao Baião, resultado, talvez, da falta de qualquer influência musical ao longo de sua infância e adolescência, e, ao mesmo tempo, interesse por diferentes gêneros musicais. Thaís, que cresceu em uma pequena cidade do interior, chamada Capela Nova, hoje reside em Conselheiro Lafaiete, onde passa a maior parte do seu tempo se dedicando à música. A cantora se prepara para lançar seu primeiro EP, que contará com seis músicas autorais.

Talita Barreto
Talita Barreto. Foto: Divulgação

Talita Barreto

Talita Barreto é cantora, compositora e instrumentista. Sua musicalidade passeia entre os diversos estilos da música negra, os ritmos brasileiros e regionais na busca por uma estética urbana e popular. Suas canções revelam um anseio por novos olhares sobre o cotidiano e a construção de novas possibilidades na experiência da vida. Vem apresentando seu trabalho autoral em eventos e saraus da cena independente de BH e região metropolitana, sendo destaque e capa da edição de Maio/2015 da revista Mais (Betim) sobre arte de rua. Resgatando essencialmente a memória mineira, seu trabalho dialoga entre o passado e o presente da vida do povo brasileiro.

Festival Artesania Sonora
1, 2 e 3 de julho – 20h
Cine Theatro Brasil Vallourec – Teatro de Câmara (Avenida Amazonas, 315 – Centro)
01/07: Octávio Cardozzo convida Felipe de Oliveira
02/07: Maíra Baldaria convida Claudia Manzo e Talita Barreto
03/07: Oxente Uai convida Thais Kiwi
Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.compreingressos.com
Entrada: 12 (meia) / R$ 24 (inteira)
Informações: (31) 2626-1251

Anúncios