Delícias de Santê: Doce Baba de Camelo - Santa Tereza Tem
Logo

Delícias de Santê: Doce Baba de Camelo

Casal de artistas se reinventa na preservação de tradições

Texto e fotos: Letícia Assis

Marcus Vinicius Araújo e Kátia Salvo Oliveira, restauradores, encontram na antiga receita de doce da avó dele uma forma de trazer a culinária portuguesa tradicional para Santa Tereza. Ele é artista plástico. Ela, restauradora. Os dois juntos formam uma dupla perfeita quando a ideia é manter viva a história. Casados e proprietários do Ateliê Salvo Restauro, Marcus e Kátia foram os responsáveis pela restauração das imagens das duas padroeiras do bairro Santa Tereza, em 2014.

delicias baba_katia e vinicius

Vinícius e Kátia estão entusiasmados com a venda do doce

Com novas ideias na cabeça e dispostos a encontrar caminhos alternativos de trabalho, eles estão empenhados em tornar conhecida a antiga receita da avó de Marcus, de um doce com nome curioso: Baba de Camelo.

O casal, morador de Santa Tereza, viu no doce uma alternativa para ter uma renda extra quando necessário. “Como trabalhamos na mesma área e vezes ou outra juntos, pensamos em investir em outra ocupação conjunta”, conta Vinícius, que teve o doce Baba de Camelo como parte de sua infância, o que o estimulou a envolver-se com essa culinária diferente e saborosa. Os dois produzem e ele sai pelas ruas do bairro vendendo. “Decidimos fazer uma experiência com um investimento inicial e rapidinho o recuperamos. Está dando certo”, comemora.

Engana-se quem recusa a iguaria pelo nome. De origem portuguesa, o doce não tem nada de baba e nem de camelo. Para Marcus, que é africano – nascido em Cabo Verde – e já passou um período de sua infância em Portugal, a origem do nome do doce pode estar relacionada com a história de Portugal, quando a Península Ibérica foi dominada pelos Mouros – um povo africano que vivia onde ficam hoje Marrocos e parte ocidental da Argélia.

Receita familiar     

Delicia de Sante - Baba de Camelo 1Kátia, que é moradora de Santa Tereza desde os três anos de idade, ressalta que não havia lugar melhor para resgatar a receita da avó de seu marido. O novo investimento foi iniciado há apenas um mês e o casal já percebeu que está no caminho certo. Passando de porta em porta, eles oferecem para as pessoas que estão pela rua e no comércio.

Questionados sobre a receita do doce, que no primeiro momento lembra uma mousse, o casal se limitou a dizer que é feito basicamente com doce de leite e ovos, “o resto é segredo”, comentou rindo a Kátia. Em casa, uma mão lava a outra.  Marcus faz os doces e Kátia fica responsável pela produção dos potinhos, etiquetas, mas quando necessário, os papeis podem ser inverter para um dar uma “folguinha” para o outro.

Apesar de ainda ser recente, eles já estão aceitando encomendas e pensam na possibilidade de revender o doce no comércio do bairro. Estão pensando até em criar algumas variedades de doces, onde uma das alternativas pode ser o doce de Ambrosia, outra delícia de Portugal que é servido de colherzinha.

Para Kátia e Marcos Vinícius, o mais legal é perceber a reação das pessoas ao tomarem conhecimento do nome. “Acho que é até uma propaganda, porque a pessoa ou estranha e não quer experimentar, ou fica muito curiosa e compra vários de uma vez”, revela ele. Quem estiver curioso e quiser experimentar o Baba de Camelo, que já faz sucesso e desperta o interesse de muitos moradores do bairro, pode entrar em contato com a Kátia e o Marcus através do telefone 98232-3772 ou pelo e-mail varela.vini@gmail.com.

Anúncios