Especialistas alertam os pais sobre uso de tecnologia por crianças pequenas - Santa Tereza Tem
Logo

Especialistas alertam os pais sobre uso de tecnologia por crianças pequenas

telefoneUm estudo de especialistas canadianos publicado pela revista Pediatrics revela que as crianças que têm acesso a smartphones ou tablets nos quartos dormem menos do que aquelas que não têm acesso a estes dispositivos.

Os especialistas acreditam que os conteúdos veiculados pelos media emitem frequentemente mensagens que, segundo a Academia Americana de Pediatras, podem ter efeitos nocivos nos mais novos.

Um conjunto de pesquisas desenvolvido pela Academia Americana de Pediatras em conjunto com a Sociedade Canadiana de Pediatria revelou que crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 2 anos, não devem ter contacto com qualquer aparelho tecnológico. Já a crianças com idades entre os 3 e os 5 anos, o acesso deve ser restrito a uma hora por dia.

A revista Parents divulgou uma lista com dez razões que limitam e servem de proibição para a utilização da Internet e dos media digitais pelos mais novos:

O rápido crescimento do cérebro. Esta é talvez a razão mais importante para a restrição do acesso às novas tecnologias por jovens e crianças. Entre os 0 e os 2 anos, o cérebro triplica de tamanho. É também nesta altura que se inicia o seu desenvolvimento determinado sobretudo por estímulos ambientais. Nesse sentido, a exposição a elementos multimédia pode afetar de forma negativa o seu funcionamento.

Atraso no desenvolvimento. Segundo os especialistas, o uso das tecnologias pode restringir os movimentos da criança, dificultando o seu desenvolvimento intelectual.

Epidemia e obesidade. A utilização excessiva da Internet pode provocar um aumento significativo de obesidade em crianças e jovens. Aqueles que possuem aparelhos eletrónicos nos quartos têm cerca de 30% de probabilidade de sofrer de obesidade. No Canadá, 30 % das crianças correm o risco de padecer de diabetes e de acidentes cardiovasculares.

Privação de sono. Segundo o mesmo estudo, cerca de 60% dos pais não supervisionam a utilização de Internet e redes sociais pelos mais novos. Dados indicam que 75% das crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos têm televisão no local utilizado para dormir e, com efeito, sofrem de privação do sono.

Doença Mental. O uso da tecnologia é uma das razões utilizadas para explicar as taxas crescentes de depressão infantil e os comportamentos problemáticos de jovens e crianças.

Agressão. Cada vez mais mais crianças e jovens estão expostos a conteúdos considerados violentos. Nos EUA, a violência nos meios de comunicação social foi constituída como um risco à saúde pública devido ao seu impacto na vida dos mais novos.

Demência Digital. A veiculação de mensagens rápidas pelos media pode contribuir para a diminuição da concentração e da memória dos mais novos.

Vícios. Funciona quase como uma influência. Os mais novos veem cada vez mais os seus pais e os familiares a utilizarem as novas tecnologias, tornando-se também eles ‘dependentes’ da sua utilização.

Emissão de Radiação. A OMS (Organização Mundial de Saúde classificou a utilização de telemóveis e outros aparelhos tecnológicos como um risco, devido à emissão de radiação.

Insustentável. O último fator, mas não o de menos importância: o futuro das crianças. Pode ler-se no estudo: “as crianças são o nosso futuro, mas não há futuro para as crianças com overdose de tecnologia.”

As restrições à utilização de aparelhos tecnológicos fazem referência a um conjunto de fatores, passando pela saúde mental e física de jovens e crianças até às suas relações sociais e familiares.

Transcrito do https://www.dinheirovivo.pt/

 

Anúncios