Bloco Apaetucada promete folia, diversão e só alegria - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco Apaetucada promete folia, diversão e só alegria

“Carnaval é folia, diversão. Adoro tocar aqui, porque o samba contagia e todo mundo fica muito alegre, feliz.” Assim, Lincoln Ângelo Teixeira de Melo, integrante da bateria do Bloco Apaetucada, expressa sua alegria em participar da bateria.  Durante o ensaio, na quarta-feira, ele era um dos mais entusiasmados.

Mestre Kaíka, Lincoln e Maria do Carmo

Lincoln tem 25 anos e estuda na APAE desde os nove, quem conta é sua avó, Maria do Carmo Teixeira Melo, a quem ele chama de mãe. Moradora do bairro Coração Eucarístico, todos os dias Maria do Carmo traz para a APAE, aqui em Santa Tereza, o neto, que ficou com sequelas neurológicas devido à convulsão causada por febre alta. “Tocar na bateria funciona como uma terapia para o Lincoln e seus colegas. Eles ficam ansiosos aguardando os eventos. Desde o final do ano, meu neto está falando sobre o carnaval e participar do desfile. Assim como  outros eventos e atividades, participar da bateria e desfilar no carnaval é importante para seu desenvolvimento e socialização.”

O Apaetucada alegra as ruas do bairro com seu desfile, há nove anos. O professor de percussão e responsável pela bateria, o músico e morador de Santa Tereza, mestre Kaika, conta que neste ano, a bateria dos Inocentes vai se juntar à da APAE, além de músicos com cavaquinho e violão, para abrilhantar ainda mais o cortejo.

carnava apae ensaio 1

O tema desde ano será Brincadeiras de Criança e o samba enredo é de autoria do Kaika e do músico Valente. Segundo sua estimativa haverá cerca de 500 foliões no bloco, entre os alunos da APAE, seus familiares e visitantes. Várias alas irão desfilar caracterizadas, como por exemplo, a ala do Chaves, do Sítio do Pica Pau Amarelo, da Amarelinha, do Pião, entre outras, sempre lembrando brincadeiras infantis. A bateria irá vestida de Menino Maluquinho, personagem do escritor mineiro, Ziraldo, com direito a panela na cabeça.

carnaval apae bateria esta
Bateria no desfile em 2024

Segundo Kaíka, “apesar das diferentes dificuldades, os integrantes da bateria são responsáveis e pegam o ritmo rápido e estão entusiasmados. A participação deles na bateria e no cortejo é superimportante para a socialização e inclusão dessas pessoas especiais não só na comunidade de Santa Tereza, mas na sociedade”.

Kaíka aproveita para convidar toda comunidade a participar do desfile, que será como de costume, uma semana antes do carnaval oficial, no dia 07, a partir das 16h. A concentração será na Rua Cristal, na sede da APAE, e o cortejo segue pela Rua Hemílio Alves, Mármore e termina na Praça Duque de Caxias.

 Ele também agradece ao Bar do Milton, que irá receber os alunos da APAE ao final do desfile e à Mix Pão que fornecerá o lanche.

Se depender da animação da galera da APAE, como disse o Lincoln, o samba vai contagiar e o carnaval será divertimento, folia e só alegria.

 

Anúncios