A arte de Siderlei - Santa Tereza Tem
Logo

A arte de Siderlei

A arte de Siderlei, artista de Ouro Preto, que veio parar em Santa Tereza, reflete a influência da cidade onde nasceu

siderlei int
A arte de Siderlei

 Santa Tereza parece que tem visgo para atrair artistas de todas as áreas, seja da música, do artesanato, das artes plásticas. É o caso do pintor Siderlei Antônio dos Reis, que veio de Ouro Preto morar em Belo Horizonte e acabou em Santa Tereza, como funcionário do Oásis Clube.

Pinturas com temas sacros, entalhes em madeira, colunas de anjos traduzem as origens do ouro=pretanas de Siderlei. São quadros bastante coloridos e expressivos, influência dos ambientes históricos da cidade, onde nasceu, considerada Patrimônio da Humanidade, e da vizinha Mariana. Nesta última, Siderlei deixou três painéis na Igreja São Pedro dos Clérigos sobre a vida do santo. Localizada na Rua Antônio Pacheco, 61, a igreja é um importante templo católico barroco.

 Siderlei conta que começou a pintar aos 18 anos, mas há quatro precisou dar uma pausa a conselho médico devido a uma intoxicação causada pela tinta a óleo. Agora ele está retomando o trabalho, usando tinta acrílica e a técnica da têmpera. Com esta técnica secular, na qual pigmentos ou corantes são misturados a um aglutinante, como água e gema de ovo, Siderlei pode voltar à sua arte, sem perigo de se intoxicar novamente.

 Para se manter na capital mineira, o artista trabalha no Oásis Clube, à Rua Salinas, 1993, onde fez uma exposição no início de julho. Siderlei conta que, apesar da influência das cidades barrocas, ele agora está experimentando novos caminhos, buscando focar mais no abstracionismo. Outra exposição do artista será realizada no Oásis nos dias 17 e 18 de outubro.

siderlei
Temas religiosos e muita cor são características do trabalho de Siderlei

Anúncios