União dos Cegos em Santa Tereza pede socorro - Santa Tereza Tem
Logo

União dos Cegos em Santa Tereza pede socorro

União dos cegos José Pedro copyMuita gente não sabe, mas em Santa Tereza funciona a União Auxiliadora dos Cegos de Minas Gerais, em um prédio de três andares, 700m², à Rua Mármore, 664.   A entidade, que já foi referência para os deficientes visuais carentes de Minas Gerais, atualmente pede socorro.

Na décadas de 70  e 80 era comum encontrar muitos deficientes visuais dentro dos ônibus e caminhando na praça e na Rua Mármore. Atualmente isso é raro, porque a União  está sem recursos para manter suas atividades de apoio aos cegos, principalmente os que vêm do interior para tratamento de saúde e estudar em escolas especializadas, como o Instituto São Rafael.

 Em uma entrevista ao Santa Tereza Tem, em 2013, o deficiente visual, o atual presidente da União,  José Pedro da Silva, cuja gestão vai até 2016, lamentava não poder atender os deficientes como era há alguns anos. Ele explicou que as administrações da instituição nos últimos 32 anos, deixaram acumular dívidas trabalhistas, com INSS e de pagar os impostos devidos. A dívida, no final de 2013, somava em torno de 02 milhões de reais.

A contribuição mensal de 30 mil sócios, fonte de recursos que garantia mensalmente a manutenção das atividades, ( hospedagem, alimentação, tratamento médico e dentário para os deficientes) foi diminuindo. “É muito triste ver este prédio, que já abrigou em determinada época até 200 deficientes, vazio e como tantos precisando de auxílio”, comentava ele.

 José Pedro, que perdeu a visão aos quatro anos, aposentou-se como bancário do extinto BEMGE, sabe bem das dificuldades enfrentadas pelas 430.328 deficientes visuais de Belo Horizonte, segundo dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010.

Sua ideia, naquela época, era conseguir novos recursos, alugando salas do prédio, que conta com três andares. Mas a grande dificuldade é que o imóvel necessita de reforma, que até hoje não foi feita, devido à falta de dinheiro, inclusive para alimentação de quem procura ajuda da União.

 José Pedro busca o apoio da comunidade, não só do bairro, mas de Belo Horizonte, para conseguir recuperar o imóvel e voltar a atender os deficientes, que procuram ajuda da União. Ele procura parcerias com empresas e pessoas físicas que queira também apoiar a entidade, como sócios contribuintes, doando produtos alimentícios ou algumas horas do tempo com trabalho voluntário, como médicos, dentista e psicólogos para atender o atender os deficientes carentes, que procuram ajuda da entidade.

Quem quiser colaborar pode procurar o José Pedro na parte da manhã, à Rua Mármore, 664 (entre as Ruas Estrela do Sul e Ten. Durval ou pelo número: 3463-7900.

13 de dezembro – Dia do Deficiente Visual

O Dia do Deficiente Visual, foi criado com o objetivo de diminuir o preconceito e a discriminação, em 1961, durante o breve governo do presidente Jânio Quadros, por meio do decreto Nº 51.045. Apesar disso, somente a partir de 1989, foram promulgadas leis que pretendem melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência visual.

Conheça algumas leis que propõem melhorar a vida das pessoas com deficiências:

Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 – Essa lei trata da integração social das pessoas com deficiência.

Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991– Essa lei, no artigo 93, estabelece a porcentagem de pessoas com deficiência que empresas com mais de 100 funcionários devem empregar.

Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 – Estabelece que portadores de deficiência devem ter atendimento prioritário em órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, nas empresas prestadoras de serviços públicos e nas instituições financeiras. Também fala a respeito dos critérios básicos para a promoção da acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência.

Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005– Essa lei garante ao portador de deficiência visual adentrar em qualquer estabelecimento público ou privado de uso coletivo com cão-guia.

 

 

 

 

Anúncios