Toninho Horta grava DVD em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Toninho Horta grava DVD em Santa Tereza

Estar em Santa Tereza e no Godofredo é como se estivesse cantando em casa. É me sentir entre amigos, que adoro, e fazer música pelo simples prazer.” Assim o músico Toninho Horta comentou sua apresentação, em homenagem ao aniversário de Milton Nascimento, no Godofredo BH, ontem, dia 22.

Toninho diz se considerar um tio dos músicos Gabriel Guedes e Rodrigo Borges, que assinam o projeto Noite do Clube. Por meio do projeto são apresentados shows toda quarta-feira, sempre trazendo um convidado especial.

“Na casa dos Guedes e dos Borges, vi esses meninos crescendo. Sou como um tio incentivador e apreciador do talento e da musicalidade herdados por eles de seus pais e tios. É como uma família do Clube da Esquina. Por isso, obrigado Bituca por ter conseguido unir tanta gente talentosa, cuja nova geração busca preservar o movimento musical, que nasceu nas esquinas de Santa Tereza”, fala entre risadas.

toninho rodrigo borge gabriel bx

 Durante o show, foram executados pelos três músicos vários clássicos do Clube da Esquina, sempre acompanhados pelo grande coral, formado pelo público. O músico Pantera, que estava lá assistindo ao show, a convite de Gabriel, pegou a guitarra e se integrou ao trio.

Toninho Horta, que terminou recentemente uma série deapresentações na Itália e Holanda, parte no próximo mês para mais uma turnê na Europa. Mas, antes disso, termina a gravação de um  DVD sobre a música instrumental mineira. A última filmagem do DVD será feita, na próxima segunda, dia 27, no Godofredo BH, no que o artista chama de Encontro de Músicos, quando ele pretende reunir artistas de várias gerações. E ele avisa que é aberto ao público.

O músico explica que o DVD tem como protagonista seu irmão Paulinho Horta, já falecido, que foi seu “guru musical” e um divulgador do jazz em Minas Gerais.

Segundo ele, estarão reunidas várias gerações de músicos. Com início marcado para 17h, será dividido em três partes. Na primeira, vão se apresentar algumas bandas e músicos mineiros jovens. “Quem aparecer e quiser poderá mostrar o seu som”, explica Toninho. Uma segunda parte irá reunir músicos na faixa de 40 a 60 anos, que se apresentavam nos palcos e bares de Belo Horizonte nas décadas de 80 e 90, como por exemplo, os grupos Serafim, Barboleta e Nós e Todos os Outros.  A terceira parte será formada por uma mesa de músicos contadores de “causos e “piadistas”, que irão colocar  a prosa em dia. Entre os convidados estão Tino Gomes, Paulinho Pedra Azul, Sérgio Moreira e Tadeu Franco. Mas a mesa, ele diz, é democrática, é aberta a todos que quiserem contar seus “causos”.

Rodrigo Borges e Gabriel Guedes não escondiam a emoção em tocar junto com o “tio”. “Ele é o nosso grande mestre”, concordam os dois músicos, o primeiro filho de Marilton Borges e o segundo, de Beto Guedes.

Fotos: Eliza Peixoto

Anúncios