O banco na Praça em que todos lucraram - Santa Tereza Tem
Logo

O banco na Praça em que todos lucraram

O domingo, 19, para quem deu uma chegada na Praça Duque de Caxias, foi de alegria e cultura. Dois eventos, Santa Leitura na Praça e Banco dos Saberes, se uniram e encheram a praça com brincadeiras, aulas de confecção de brinquedos artesanais, ioga, capoeira, danças, dicas sobre cuidados com os animais, informações sobre saúde, contação de histórias e outras atividades.

banco vet

As crianças e os pais tiveram momentos únicos de curtir a manhã de domingo de uma forma diferente, compartilhando a presença e principalmente o afeto. Apesar do calor, todos se divertiram e ninguém saiu sem aprender um pouco. As crianças e adultos, que participaram das oficinas de brinquedos, descobriram como usar a criatividade aproveitar garrafas pets, latas, barbante e outros materiais em ótimos passatempos.

Aqueles que têm amigos de quatro patas aproveitaram para trocar ideias sobre o cuidado com seus animais, como vacinação, alimentação e prevenção de doenças com a equipe da Veterinária Santa Tereza aqui do bairro.

A equipe da Casa Hridaya, também com sede no bairro, deram aulas de ioga, fizeram sessões de Reik e compartilharam seus conhecimentos sobre diversas terapias alternativas.

Teve gente que aprendeu ou recordou a antiga brincadeira de jogar pião de madeira e de andar em cima de latas. Outros se arriscaram a aprender os passos do carimbó, uma dança de roda, expressão cultural do Pará, que é declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, dada a sua importância. Tem gente que também se aventurou a fazer o gingado da capoeira.

banco dança

As contadoras, Maria Célia Nunes, Virgínia Cunha Cândido e Maria Inês, divertiram as crianças com suas histórias.

Além disso, os livros do Santa Leitura na Praça, estiveram à disposição de quem quisesse aproveitar a sombra das árvores para passar o tempo com um bom livro.

Para Lili Ito, uma das organizadoras do evento, o objetivo de envolver as pessoas em uma troca de conhecimentos e aprendizagem foi atingido. Ela aproveitou para agradecer a colaboração do padre Márcio Ribeiro, da paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, o empréstimo das mesas e cadeiras para o evento.

O compartilhamento de experiências sobre as diversas atividades e ofícios entre os participantes foi enriquecedor e verdadeiramente um Bancos de Saberes, em que todos saíram lucrando.

Matérias relacionadas

Santa Leitura na Praça no domingo

Banco dos Saberes na Praça, dia 19/10

Anúncios